quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Crítica - Vende-se Esta Casa

Análise Vende-se Esta Casa


Review Vende-se Esta Casa
O meu primeiro pensamento ao terminar de assistir este Vende-se Esta Casa foi: "como a Netflix aprovou isso?". Com um texto inócuo, que vai do nada a lugar nenhum, e sem nenhum grande nome para atrair o público, como alguém achou que fazer esse longa-metragem seria uma boa ideia? De algum modo esse filme de terror foi aprovado, nos brindando com seus quase noventa minutos de puro tédio.

Quando o pai de Logan (Dylan Minette, de 13 Reasons Why) é morto em um acidente, ele e a mãe, Naomi (Piercey Dalton), resolvem ir ficar na casa de uma tia em uma pequena cidade nas montanhas. Porque, claro, nada melhor para superar o luto do que ir ficar sozinho em uma enorme e velha casa no meio do nada. Não tem como isso dar errado, certo?

O problema, no entanto, não é a premissa clichê, mas o modo vazio, sem personalidade e por vezes contraditório com o qual tudo é desenvolvido. O filme tenta ser um suspense psicológico ambíguo e criar suspense a partir da incerteza envolvendo os eventos estranhos que acontecem com a mãe e o filho. Filmes que vão por esse caminho costumam sugerir diferentes possibilidades ao seu público, dando evidências suficientes para que o espectador conclua como possível uma determinada possibilidade ao mesmo tempo em que também deixa o texto aberto para que outras alternativas também sejam causas possíveis. Ao Cair da Noite (2017), por exemplo, faz isso ao nos deixar em dúvida se a principal ameaça é o suposto vírus mortal ou a instabilidade dos personagens.

Vende-se Esta Casa, por outro lado, não oferece qualquer possibilidade interpretativa ao seu espectador (há um assassino na casa? são espíritos? eles estão enlouquecendo?) deixando tudo tão vago que ao invés de criar ambiguidade apenas soa preguiçoso, mal elaborado e frouxo. Se o filme sequer se esforça para pensar em possíveis soluções para o conflito dos seus personagens porque eu deveria me dar este trabalho? Porque eu deveria me importar? Obviamente eu não deveria.

Incapaz de criar uma atmosfera envolvente de suspense ou tensão, o filme recorre a sustos súbitos óbvios, marcados por coisas aparecendo na tela de supetão acompanhadas por ruídos ou música alta. A música, por sinal é extremamente intrusiva e pouco sutil, enchendo as cenas de acordes cheios de gravidade mesmo quando não há nada acontecendo, como na primeira vez que Logan desce ao porão, claramente usando a música como muleta dramatúrgica para encher de suspense uma cena completamente desprovida deste atributo.

Os personagens também não nos ajudam a aderir à trama ou a nos fazer torcer por algo. Nenhum dos dois protagonistas sequer consegue convencer da situação de luto e tristeza na qual eles se encontram, mais parecendo que estão de férias do que tentando superar um trauma. Mais que isso, quando coisas estranhas começam a acontecer eles imediatamente resolvem acusar um ao outro, se comportando como idiotas egocêntricos sem a menor consideração pela situação de pesar pela qual estão passando. Com personagens tão desagradáveis fica mais fácil torcer para que eles morram logo do que pela sobrevivência deles.

A todos esses problemas somam-se ainda uma série de furos de roteiro e subtramas que não repercutem ou não fazem qualquer diferença. Em um momento o vendedor de uma loja de roupas fala que a cidade é muito pequena e qualquer pessoa diferente chama atenção, mas quando ele aparece na casa de Logan e Naomi ele diz não saber que os dois estavam ficando lá. Era de se imaginar que fosse uma mentira, que ele estivesse de algum modo envolvido no que acontecia com eles, mas não, era sincero e isso não faz o menor sentido. Afinal, se a cidade é pequena, todo mundo sabe da vida de todo mundo e qualquer mudança se destaca, deveria ser fácil deduzir onde estavam os  forasteiros. O mesmo vendedor é constantemente tratado com desconfiança por Logan, mas no instante em que ele e a mãe suspeitam que há alguém na casa é justamente para a pessoa que passou a trama inteira desconfiado que Logan resolve ligar. O que exatamente motivou essa mudança? O filme não se preocupa em abordar.

Diversos elementos surgem a todo momento na trama mas não tem qualquer repercussão. Os problemas financeiros de Naomi e do falecido marido são constantemente mencionados (como na cena em que o cartão dela é recusado), mas eles não fazem qualquer diferença na narrativa. Tudo poderia ser removido na sala de edição e não mudaria coisa alguma. O mesmo pode ser dito da subtrama envolvendo a vizinha deles, Martha (Patricia Bethune), falar coisas diferentes sobre o marido. Em uma cena Martha diz que o marido morreu, em outra diz que está vivo. O mistério acaba sendo facilmente resolvido quando alguém diz que ela tem Alzhaimer e no fim não faz qualquer diferença para o restante do filme, sendo mais uma tentativa oca de forçar conflito e tensão sem ir a lugar nenhum. Tudo isso é piorado por um clímax tão estúpido que dá vontade de arremessar a televisão pela janela.

É muito difícil que um filme consiga ser tão incompetente em tudo que tenta fazer como acontece neste Vende-se Esta Casa. Tudo é tão mal concebido, sem personalidade, genérico e vazio que não há um fotograma capaz de trazer qualquer tipo de satisfação. O ano de 2018 já tem um sério candidato a pior filme.

Nota: 1/10



Trailer 

Nenhum comentário: