sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Crítica - Batman: The Telltale Series

Análise Batman The Telltale Series


Review Batman The Telltale SeriesA desenvolvedora Telltale games ganhou evidência pelo modo como reformulou as narrativas contadas pelos jogos de aventura estilo point and click, ao deixar várias decisões à cargo do jogador, permitindo que ele escolhesse que tipo de personagem seu protagonista seria e fazendo-o sentir, em certa medida, o peso das consequências de suas decisões. A fórmula já tinha dado muito certo em The Walking Dead: The Game (cuja terceira temporada já está chegando), The Wolf Among Us, Tales From the Borderlands e volta a funcionar muito bem neste Batman: The Telltale Series.

Dividida em cinco episódios, a trama se passa no início da carreira de Bruce Wayne como vigilante e marca seu primeiro encontro com muitos de seus importantes inimigos como o Pinguim e a Mulher-Gato. A história toma algumas liberdades com o cânone do morcego, em especial quanto ao passado da família Wayne, mas tudo funciona em favor da narrativa e da visão que a desenvolvedora tenta trazer para o personagem. As novas informações sobre seus pais ajudam a dar mais peso e responsabilidade para o trabalho de Bruce/Batman em melhorar sua cidade.

Como no restante dos games da desenvolvedora, o jogo segue o formato de "apontar e clicar", dialogando com outros personagens e analisando e coletando objetos para a resolução de puzzles. Além disso, temos também várias sequências de combate que se desenvolvem por meio de quick time events, requisitando o uso de botões específicos para dar continuidade às lutas. Durante as lutas cada golpe dado enche um medidor no canto da tela e quando cheio, permite que o jogador realize uma finalização devastadora e encerre o combate. A questão é que não há punição alguma para o erro, que apenas resulta em uma demora maior para preencher a barra e acabar a luta, o que diminui a tensão e a urgência dos embates.

Como Batman também é um detetive, o jogo traz alguns puzzles investigativos que envolvem coletar evidências em uma cena de crime e depois tentar estabelecer ligações entre elas para entender o que aconteceu. É bem interessante e exige uma certa medida de raciocínio lógico, embora não chegue no nível de complexidade de games centrados nisso como Sherlock Holmes: Crimes and Punishments. Em algumas sequências de infiltração e furtividade também é possível escolher como o Batman vai neutralizar cada um dos inimigos do cenário, mas estes mais lineares e não há escolhas erradas.

A força do jogo reside no impacto que os eventos tem sobre Bruce Wayne e nas escolhas difíceis que ele coloca ao jogador, tanto em relação a que tipo de vigilante ser como Batman (um anti-herói brutal ou alguém mais correto) e também que tipo de impressão se quer causar como Batman. Na primeira vez que interroguei um criminoso escolhi espancá-lo sem dó, causando-lhe grandes danos, mas a expressão assustada e enojada de Gordon e Montoya ao me verem fazendo aquilo imediatamente me fez repensar meus métodos. A construção das relações de Batman/Bruce com Gordon, Harvey Dent, Selina/Mulher-Gato é onde o jogo realmente brilha.

Durante minha jornada escolhi ficar próximo de Harvey e construir uma amizade bem próxima com ele, então vê-lo se perder em sua dupla personalidade trouxe um sentimento de impotência, já que eu sabia que aquele amigo não estava mais ali, mas me mantive fiel a ele, tentando ajudá-lo ao invés tratá-lo como um criminoso qualquer e partindo para o combate sem pensar. As decisões tomadas raramente são fáceis e te fazem sentir na pele o quão é difícil fazer o que Wayne faz. Muitas vezes o jogo te dá a opção de escolher abordar uma situação como Batman ou como Bruce, levando o jogador a priorizar uma identidade em detrimento da outra (em geral eu preferia usar a finesse de Bruce à truculência do Batman). Se outros jogos (como a franquia Arkham) te fazem sentir como é fisicamente ser o Batman, este, mais do que qualquer outro, te coloca da cabeça do personagem, te fazendo experimentar as dúvidas, tensões e escolhas impossíveis que ele precisa fazer.

Essa primeira temporada consegue equilibrar bem esses momentos de diálogo e desenvolvimento de personagem com os puzzles e combates, sendo o último episódio a única exceção. O capítulo derradeiro te joga em uma cena de crime e luta atrás da outra, quase que com pressa de chegar ao final, deixando de lado o mais interessante que são os personagens (ainda que tenhamos bons momentos envolvendo Harvey, Selina e a vilã Lady Arkham), mas não chega a prejudicar o desfecho, que resolve as principais tramas e deixa a porta aberta para continuar (incluindo a presença de um icônico vilão).

O jogo tem textos traduzidos em português, o que é ótimo para quem não é familiarizado com o inglês, mas a tradução é muito problemática. Em geral, mesmo quando menciono problemas de tradução não deixo que isso pese na minha avaliação final, mas como é um jogo muito dependente de diálogos e da escolha que o jogador faz deles, os inúmero erros de tradução (sem mencionar a quantidade de momentos em que tudo aparecia em inglês) prejudica muito o jogador. Muitas vezes o texto traduzido traz um significado diametralmente contrário àquele desejado pelo jogador,  te induzindo a falar ou fazer algo que não é o que você desejava para o personagem e obrigando a recarregar o save para tentar decifrar qual das opções erroneamente traduzidas é aquela que se encaixa na forma como você joga.

Visualmente segue o padrão de The Walking Dead: The Game, The Wolf Among Us, Tales From the Borderlands com personagens em cel shading, conferindo-lhes uma aparência relativamente cartunesca, mas muito expressiva. Os cenários, porém, são ocasionalmente prejudicados por algumas texturas pobres e serrilhados, mas nada que comprometa a imersão.

Ainda que bem aderente à "formula Telltale", este Batman: The Telltale Series funciona graças à visão que a desenvolvedora traz do personagem e como seu arco narrativo nos deixa imersos na mente de Bruce Wayne, nas dificuldades enfrentadas por ele e nas relações que ele constrói.

Nota: 8/10


Obs: Esse texto foi feito a partir da versão de PS4. O jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Android, iOS e PC.

Trailer:


Nenhum comentário: