quinta-feira, 21 de julho de 2016

Jogamos o demo de The King of Fighters XIV



The King of Fighters XIV, novo game da famosa franquia de luta está a um mês de seu lançamento e a desenvolvedora SNK liberou um demo para ir nos deixando familiarizados com o jogo até seu lançamento. O demo conta com oito lutadores, misturando conhecidos como Kyo, Iori e Mai com novatos na franquia como Nelson e King of Dinosaurs. A escolha dos personagens do demo parece voltada para tentar demonstrar os diferentes tipos de lutadores que a versão final trará. De zoners, voltados para manter os oponentes longe, aos grapplers, focados arremessos e agarrões, passando também por batteries, voltados para encher a barra de especial do time, além de alguns outros tipos e lutadores que equilibram papéis diferentes.


Os combates são velozes e praticamente só utilizam quatro botões, dois de soco e dois de chute, mas não se enganem, dominar os personagens e suas habilidades não é tão simples quanto parece. Pelo que o demo apresenta, é possível perceber a profundidade do sistema de combate, com esquivas, cancelamentos e diferentes usos para a barra de especial. Um tutorial robusto ajuda a se familiarizar com tudo, das mecânicas mais simples às mais complexas.

No demo só há três modos disponíveis. Além do já citado tutorial temos também o tradicional modo de treino e também o versus, que pode ser no típico formato de times de três ou lutas individuais, contra outro jogador ou contra a CPU (algo que Street Fighter V ainda não disponibilizou, mesmo com quatro meses de lançado). Nas lutas com times, há um leve load entre os rounds, mas nada que chegue a incomodar. A tela de seleção de personagem é possível ver todos os combatentes que estarão presentes na versão final do jogo, chegando a cerca de cinquenta personagens, mais do que a maioria dos games de luta lançados ultimamente.

É possível ver outros modos na tela inicial que certamente estarão na versão final. Há um modo história, um de missões e também o já esperando online. Detalhes sobre o conteúdo de cada modo ainda são escassos, mas, pelo trailer, o modo história deve oferecer uma experiência similar aos de modalidades de mesmo nome em outros games do gênero, como Mortal Kombat X ou Street Fighter V.

Os gráficos abandonam os belos sprites bidimensionais que a franquia costumava usar em prol de cenários e personagens completamente tridimensionais. Os cenários são bem feitos, mas os personagens carecem do nível de detalhamento de outros jogos de luta recentes com modelos tridimensionais. Talvez fosse melhor adotar o uso de gráficos em cel-shading, que disfarçam melhor imperfeições e serrilhados, além de envelhecerem melhor (vide Zelda: The Wind Waker), ou mesmo manter a estética bidimensional, como acontece em jogos de luta tipo Gulty Gear ou BlazBlue. Como se trata de um demo, também é possível que a versão final melhore isso.

Com esse demo, The King of Fighters XIV se mostra bastante promissor, revelando um robusto sistema de combate, um variado plantel de lutadores e uma quantidade considerável de modos. Em tempos nos quais games são lançados ao público quase que em estágio beta (estou olhando para vocês Street Fighter V e Star Wars Battlefront) é sempre reconfortante quando um jogo demonstra que vai entregar uma experiência que parece completa já de cara. Se tudo vai valer a pena, só descobriremos em 23 de agosto quando o game sair, mas por enquanto os prospectos parecem positivos.


O demo está disponível para download na PSN. The King of Fighters XIV sai em 23 de agosto exclusivamente para o PS4.

Trailer:

Nenhum comentário: