sábado, 19 de dezembro de 2009

Os Boêmios Analisam - Dissidia Final Fantasy


A princípio, a ideia de um jogo de luta com os personagens de diferentes Final Fantasy poderia causar calafrios na espinha do mais ardoroso fã da Square-Enix, principalmente aqueles que conhecem o histórico da empresa com games de luta e tiveram a (duvidosa)honra de jogar Ehrgeiz, pavoroso game de luta criado pela empresa e que tinha como principal chamariz a presença de alguns personagens do mega-sucesso Final Fantasy VII.

O material ia sendo divulgado, víamos gráficos e CGs caprichadas(e que exploravam todo o potencial do PSP), um design de personagens interessante e aparentemente uma história bacana, mas nada de como seria a jogabilidade. O segredo aumentava a apreensão e todos imaginavam que uma bomba estava a caminho.

Felizmente, todos estavam enganados. O jogo trazia uma mecânica diferente e inovadora, ao mesmo tempo que adicionava elementos de RPG ao tradicional esquema dos jogos de luta. As lutas ocorrem em cenários enormes e de movimentação livre como em Power Stone e são bastante rápidas, lembrando a franquia Kingdom Hearts, também da Square-Enix. Os combates consistem em atacar dois diferentes atributos do personagens adversários, o bravery, que pode ser atacado com o botão círculo, e o HP, os famosos heart points ou pontos de vida, a energia propriamente dita, que podem ser atacados com o botão quadrado. Ao atacar a bravery do adversário, o dano a este atributo é revertido para a bravery do próprio jogador, sendo que se os ataques deixarem o oponente com zero bravery, colocando-o sob um status chamado break e o jogador recebe um bônus em sua bravery. O valor da bravery determina o dano causado pelos ataques de HP dos personagens, então quanto maior a bravery, mais dano é causado. Assim os combates tornam-se bastante estratégicos, podendo o jogador adotar diferentes abordagens, ficar acumulando bravery para ataques mais poderosos ou lançar múltiplos ataques com força menor.

As lutas transcorrem de modo bastante simples e intuitivo, com uma jogabilidade semelhante à franquia Smash Bros da Nintendo, são utilizados dois botões para atacar sendo que cada botão serve para três ataques diferentes, variando de acordo movimentos no direcional análogico. Além disso, Dissidia tem um nível de customização que dificilmente será alcançado em outros jogos de luta, os personagens sobem de nível, tem acesso a variados equipamentos que alteram seus status e diferentes habilidades que são aprendidas conforme os personagens vão evoluindo oferecem múltiplas opções ao jogador.

A história é relativamente simples, os deuses do caos e da harmonia, Chaos e Cosmos respectivamente, travam uma guerra milenar, decidido a por um fim nessa guerra, Chaos convoca guerreiros de diferentes mundos para lutar a seu lado(os vilões dos Final Fantasy I a X), Cosmos, por sua vez, convoca os heróis que derrotaram esses guerreiros para lutar ao seu lado. O interessante mesmo, em termos de roteiro, é ver a interação desses personagens de diferentes universos, como por exemplo o conflito de personalidade entre a sisudez de Squall(FFVIII) e a expansividade de Bartz(FFV) ou a peregrinação martírica do Warrior of Light(FFI) e a busca por revanche de Tidus(FFX) para com seu pai.

Claro que nem tudo é perfeito, em alguns cenários a câmera atrapalha bastante com seus ângulos estranhos podendo prejudicar o jogador, mesmo o fato dela poder ser ajustada manualmente com toques nas setas do direcional não ajuda muito em relação a isso, pois até ajeitar a câmera o adversário já te encheu de golpes. Há também o fato de termos que ficar lutando contra as silhuetas dos personagens durante o modo história(embora o roteiro justifique isso), algo que fica cansativo com o tempo. Não custava nada para a Square criar alguns capangas genéricos para serem enfrentados.

A parte sonora traz de volta as principais canções dos games de cada personagem presente no jogo em versões remixadas, enriquecendo o game com as trilhas de diferentes épocas além de trazer composições originais, feitas exclusivamente para este jogo.

Dissidia Final Fantasy é uma justa homenagem aos 20 anos da famosa franquia da Square e uma grata surpresa tanto para os fãs de Final Fantasy quanto para os de jogos de luta.

Nota 9,5

Nenhum comentário: