domingo, 17 de agosto de 2008

Reflexões Boêmias - 65 anos de Robert De Niro


Hoje foi aniversário de um dos maiores atores americanos de todos os tempos, o ator Robert De Niro completa hoje 65 anos e logicamente vamos falar um pouco sobre sua trajetória.

Primeiro eu tinha pensado em fazer um 5 Contra 1 com seus filmes, mas ele tem tantas atuações soberbas que reduzir minha escolha a apenas cinco quase impossível, então achei melhor falar um pouco sobre sua trajetória.

Nascido em Nova-Iorque, filho de casal de pintores, e criado no boêmio Greewich Village, De Niro almejava ser comediante e se formou ator no Actor's Studio, onde era promovida a capacidade introspeciva, ou seja, a criação interna do personagem. Foi através dessa capacidade de imersão que De Niro deu vida a muitos dos personagens mais memoráveis da história do cinema, como o boxeador Jake LaMotta(Touro Indomável, um dos melhores filmes de Martin Scorsese) onde engordou 30 quilos, ou o jovem Vito Corleone em O Poderoso Chefão Parte II, para o qual De Niro passou meses na região da Sicília para assimilar o sotaque do personagem.

A carreira de De Niro pode ser divida em três fases distintas, na primeira, sua ascenção na década de 70 até meados da década de 80. A segunda foi marcada por uma mistura de projetos independentes com filmes de maior projeção durante os anos noventa. Na sua terceira fase, a partir do início do novo milênio, De Niro finalmente deu margem em sua veia cômica em filmes mais comerciais.

Sua carreira despontou em 1973 no filme Caminhos Perigosos, um ano antes outro grande ator de sua geração alcançava o estrelato, Al Pacino com o primeiro Poderoso Chefão. Em 74 fez a segunda parte da trilogia de Copppola dando vida ao jovem Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando no filme anterior, papel que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante. Em seguida fez uma série de papéis memoráveis em filmes como Taxi Driver (1976), O Caçador (1978) e o já citado Touro Indomável (1980).

Na segunda fase de sua carreira destacam-se obras como Tempo de Despertar (1990), Cabo do Medo (1991), Cassino (1995), Fogo contra Fogo (1995), onde finalmente dividiu a cena com Al Pacino depois de um filme inteiro sem se cruzarem(Poderoso Chefão Parte II), Sleepers - A Vingança Adormecida (1996) e Jackie Brown (1997), filme no qual foi dirigido por Quentin Tarantino.

Durante esse período, pode-se destacar a parceria de Robert De Niro com o diretor Martin Scorsese, com quem realizou oito filmes. Outra grande parceria foi com o ator Joe Pesci, que se tornou seu grande amigo na vida real e dividiu a cena com ele em quatro filmes.

No final dos anos 90, a partir de Máfia no Divã (1999), onde deu vida a um gângster excessivamente dependente de seu psicólogo (Billy Cristal), De Niro começou uma mudança de rumos em sua carreira, antes cheia de papéis dramáticos, dando foco a projetos de comédia, emendando filmes de grande sucesso como Entrando Numa Fria (2000) e sua segunda parte, Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004). Como qualquer ator, De Niro teve também alguns deslizes em sua carreira com os sofríveis As Aventuras de Rocky & Bullwinkle (2000), Showtime (2002) e Godsend - O Enviado (2004), mas que não tiram o brilhantismo de sua trajetória.

Este ano ele estrelará a comédia What Just Happened?, baseada em fatos reais e que retrata a vida de um produtor de cinema que tem que lidar com os egos de suas estrelas, e o filme policial As Duas Faces Da Lei, que já falamos aqui, onde dividirá a cena novamente com Al Pacino.

Robert De Niro é um cara com o selo Chuck Norris de aprovação

Nenhum comentário: