sexta-feira, 8 de agosto de 2008

5 Contra 1 - Filmes do Arnold Schwarzenegger

Pode parecer estranho esse ranking dos filmes do tio Schwarza, já que, para muitos, o austríaco é meramente um ator de filmes de ação acéfalos. É verdade, muitos dos filmes dele são porradarias idiotas ligadas por um fiapo tosco de roteiro, mas a verdade é que mesmo sem ser um ator Shakesperiano, o Arnoldão conseguiu protagonizar fitas muito boas. Vamos a elas.

5º Lugar - Um Tira no Jardim de Infância


Uma das pricipais comédias do subgênero "brucutu-desajeitado-se-ferrando-pra-cuidar-de-alguns-pivetes". Depois desse filme, a maioria dos pretensos astros de filmes de ação embarcou em comédias semelhantes(Vin Diesel, The Rock), nenhuma tão boa quanto essa. Aqui vemos Arnold como um policial que se disfarça de professor pré-escolar para ficar de olho no filho e ex-esposa de um criminoso está caçando. O roteiro e a direção sabem das limitações do ator austríaco e por isso não fica perdendo tempo com cenas de lição de moral ou com o Arnold tentando passar alguma mensagem pseudo-profunda, o filme não é idiota de querer se levar a sério. O foco é mesmo nas gags causadas pela relação entre o bruto e rígido Arnold e as barulhentas crianças pré-escolares, rendendo cenas pra lá de hilárias. Aliás a empatia do Schwarza com as crianças é enorme e em nenhum momento a dinâmica entre eles parece forçada pela direção ou roteiro.

"There is no bathroom!" O sotaque do Arnold deixa esse diálogo ainda mais engraçado.

4º Lugar - True Lies


Mais um filme fruto da parceria com James Cameron, True Lies é uma comédia de ação que consegue equilibrar como poucos esses dois temas com uma precisão que faria Michael Bay se esconder de vergonha pelos dois Bad Boys(que funcionam mais pela interação entre Will Smith e Martin Lawrence do que a direção ou roteiro). Na história o agente interpretado por Arnold esconde de sua família o trabalho que tem no governo e obviamente isso dá margem a muitas confusões. Temos cenas de ação eletrizantes como a sequência da ponte e a perseguição a cavalo. Os diálogos são afiados e bem humorados que nem o tosco do Tom Arnold consegue estragar. Quem não riu ou sentiu vergonha alheia com o desajeitado strip da Jamie Lee Curtis deve procurar um médico com urgência. True Lies é cinema pipoca da melhor qualidade.


3º Lugar - O Vingador do Futuro


Adaptação do sensacional conto de Philip K Dick, um dos maiores conhecidos autores de ficção-científica, e dirigida pelo brilhante(pelo menos naquela época) Paul Verhoven(o primeiro Robocop, Instinto Selvagem), traz Arnold como vive o papel de Quaid, que comprou um pacote de férias para Marte, na realidade um sonho que o fará viver como agente secreto no Planeta Vermelho. Chegando lá, as coisas começam a se complicar, e ele passa a ter dúvidas se está vivendo mesmo um sonho ou se aquilo tudo é real. A fita consegue transmitir bem a sensação de paranóia da obra de Dick(que escreveu boa parte de seus livros e contos viajando em drogas), construindo um suspense que prende a atenção do espectador, além de ótimos efeitos especiais e sequências de ação dignas dessa grande fase do Verhoven.


2º Lugar - Conan, O Bárbaro


O primeiro grande papel do então fisiculturista austríaco no cinema foi nada menos do que a criação máxima do autor Robert E. Howard, numa das melhores e mais fiés adaptações de quadrinhos já feitas e uma das melores obras de fantasia. Arnold está perfeito como o orgulhoso guerreiro cimério, que bate primeiro e pergunta depois, em sua jornada por vingança contra o feiticeiro(a voz do Darth Vader, James Earl Jones) que matou sua família. A brutal Era Hiboriana descrita na obra de Howard é transpotada com exatidão para as telas(dados os limites da época), bem como a crueza, a violência e a maturidade das histórias, coisa difícil de encontrar nessa época em que Hollywood suaviza cada vez mais seus filmes para pegar o público teen. É sempre bom ver o Arnoldão chutando bundas, comendo feiticeiras gostosas e dando uma sova no Darth Vader.


1º Lugar - Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final


Um dos melhores filmes de ação já feitos. James Cameron comanda o que deveria ser o capítulo final(desrespeitado por continuações e seriados caça-níqueis) da empreitada de Sarah Connor para impedir um futuro dominado pelas máquinas. Arnold não tem um grande papel como no filme anterior deste ranking(mas tem ótima química com o ator mirim Edward Furlong), a grande interpretação aqui fica por conta de Linda Hamilton, mas protagoniza as melhores cenas de ação já feitas no cinema, como a perguição pelos canais de Los Angeles, efeitos especias extremamente avançados para a época, uma trilha sonora do Guns'n Roses e um roteiro dinâmico e bem amarrado. Exterminador do Futuro 2 é um filme irretocável.


-1 Lugar - Júnior


Na nossa posição fuleira temos essa equivocada comédia estrelada pelo Schwarza e seu chapa no filme Irmãos Gêmeos, Danny DeVito. Eu imagino a reunião de egravatados hollywoodianos que concebeu esse filme. Deve ter sido algo assim:

Executivo1: "Então, aquela comédia, Irmãos Gêmeos, deu mó grana, parece que o público curtiu o Schwarza e o DeVito juntos, vamos arrumar uma desculpa pra reunir eles e fazer mais dinheiro!"

Executivo2: "Ah, mas não dá pra fazer uma sequência daquele filme, todas as piadas que podiam ser feitas, nós fizemos. Temos que arranjar outro pretexto."

Executivo3: "Já sei! Vamos colocar os dois pra serem médicos e numa experiência o Arnold engravida! Isso não seria hilário? Imaginem o grandão do Arnold com um barrigão e tendo desejos e essa coisa toda"

Executivo1: "Genial! Aí fazemos todas as piadas óbvias envolvendo as situações estranhas decorrente da existência de um homem grávido e ficamos repetindo as mesmas gags e piadas durante duas horas!

Executivo2: "Muito bom! Aí no final colocamos alguma mensagem qualquer sobre a igualdade entre os sexos pra atrair as pseudo-feministas. Todo mundo vai gostar e vamos ganhar uma nota! Agora vamos indo que estamos atrasados pro nosso jogo de golfe das 2 horas"

Aí saiu essa bosta de filme.

Nenhum comentário: