sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rapsódias Revisitadas - Superman Entre a Foice e o Martelo

E assim iniciamos uma nova seção do blog

Aqui nas Rapsódias Revisitadas analisaremos obras antigas que muitos deixaram passar batido ou nem ouviram falar. E o escolhido para a estréia é a sensacional minissérie Superman - Entre a Foice e o Martelo.




A minissérie foi escrita por Mark Millar(Os Supremos, O Procurado) para o selo Elseworld(Túnel do Tempo) da DC que mostrava mundos e destinos alternativos para seus personagens e a HQ em questão mostra como seria o Universo DC se o Superman tivesse caído na antiga União Soviética ao invés dos US and A(niiiice).

A história se inicia na década da 50, auge da paranóia da Guerra Fria, e de cara já mostra que Metrópolis é um lugar diferente sem o Azulão por lá, Lois Lane está casada com Lex Luthor, o principal cientista dos EUA, Jimmy Olsen é agente da CIA, etc.

Em poucas páginas os russos mostram ao mundo a presença de seu homem-de-aço, deixando em pânico os americanos. Afinal, um homem que ouve tudo, pode estar em qualquer lugar em poucos segundos e tem força incomparável é praticamente um Big Brother.

Assustado o presidente Eisenhower pede ajuda a Luthor para criar algo que rivalize que o Superman de Stalin.

É assim que se inicia a rivalidade entre Luthor e o Super, o ego de Luthor simplesmente não aceita que o Superman tenha derrotado seu Superman Bizarro e o cientista torna-se obcecado em destruí-lo.

Paralelamente, o Super enfrenta a inveja de militares russos que temem que Stalin favoreça o kryptoniano na linha de sucessão. O super garante que não quer nada a ver com política, que está na terra para salvar o mundo por inteiro. O panorama muda quando durante o funeral de Stalin, Kal-El reencontra sua antiga amiga de infância(cofcofcof lana lang cofocofcof) morrendo de fome numa das enormes filas por comida. O super então percebe que se subir ao poder, poderá evitar que as pessoas passem por qualquer tipo de sofrimento.

O funeral de Stalin



O Superman ascende ao governo e instaura um regime de total controle, dando aos seres humanos tudo que eles precisam para serem felizes, mas sem tolerar dissidências, qualquer um que discorde do sistema é considerado uma ameaça a harmonia do planeta e sofre lavagem cerebral para ficar sob controle. Uma a uma as nações do planeta se aliam ao Novo Pacto de Varsóvia, formando a União Soviética Global. A única que se recusa é a América.

Como não acredita na dominação pela força o Superman, deixa a américa entregue à própria sorte, o capitalismo entra em decadência, para o Superman é apenas uma questão de tempo até os EUA se aliem ao modelo soviético.

Mas Lex Luthor não está disposto a ceder, a história avança no tempo mostrando acontecimentos históricos alterados pela presença do super no "outro lado", as origens de muitos dos super-heróis da DC também se alteram, o Batman, por exemplo, é um revolucionário soviético decidido a acabar com o regime do Superman.

A disputa de poder entre Luthor e Superman evolui com o tempo, desenvolvendo-se à limites extremos quando Luthor se torna presidente dos EUA e com seu intelecto reconstrói o país e iniciando uma investida final contra o Superman que leva a um final surpreendente e acachapante.

A profundidade dos temas abordados políticos, bem como o ótimo desenvolvimento dos personagens no primoroso texto de Mark Millar e a competente arte de Dave Johnson tornam Entre a Foice e o Martelo uma Rapsódia a ser revisitada

Nenhum comentário: