terça-feira, 5 de março de 2024

Crítica – Garra de Ferro

 

Análise Crítica – Garra de Ferro

Review – Garra de Ferro
Em certo sentido Garra de Ferro me lembrou um pouco Foxcatcher (2014) por ser uma biografia sobre lutadores que tentam melhorar de vida, se envolvem em relações tóxicas com as pessoas responsáveis por seu treino e tudo acaba em tragédia. A diferença é que Foxcatcher era todo focado em mostrar esse lado sombrio do dito “sonho americano” enquanto Garra de Ferro parece incerto do que efetivamente quer, variando entre uma análise crítica da tragédia da família Von Erich e uma celebração de seu legado no universo da luta livre.

Focada em Kevin Von Erich (Zac Efron), a narrativa conta a história real de sua família. O mais velho de quatro irmãos, Kevin é conduzido pelo pai, Fritz (Holt McCallany), a se tornar um lutador. Fritz conduz a família com rigidez, criando um ambiente de competição entre os filhos no qual eles não disputam apenas títulos, mas também a afeição do pai. A exigência de Fritz que os filhos sejam os melhores os leva a excessos, como uso de anabolizantes, drogas e uma série de inseguranças. Essa combinação acaba levando a maioria dos filhos a destinos trágicos.

Holt McCallany é ótimo em mostrar a natureza implacável de Fritz, que vê os filhos mais como um meio de alcançar seus sonhos de sucesso no universo da luta livre do que como sua prole. Ele trata os filhos mais como funcionários do que como filhos propriamente ditos, cobrando resultados o tempo todo e oferecendo migalhas de afeto para aqueles que atendem suas exigências altíssimas. Constantemente anunciando seu ranking de preferência de filhos, ele cria um ambiente de competição entre os rapazes que torna a relação entre eles tão tóxica quanto a que eles têm com o pai.

O modo como Fritz pouco se importa com o bem estar dos filhos é evidenciado na cena em que Kevin liga para ele para avisar que o irmão Kerry (Jeremy Allen White de O Urso) está pensando em se matar e Fritz apenas responde “resolvam entre vocês”. Ainda assim o trabalho de McCallany evita que Fritz se torne uma caricatura vilanesca tosca pela sinceridade e convicção que o ator traz ao personagem. Seu Fritz não age dessa maneira porque é cruel ou insensível, pelo contrário ao revelar o passado de músico o filme mostra como ele pode ser sensível, mas por verdadeiramente acreditar que está fazendo o melhor para os filhos.

Sua dureza, sua negação de afeto são, em sua mente, maneiras de ensinar aos filhos sobre as dificuldades da vida e os problemas do mundo. Ele tem absoluta certeza que sua conduta está ajudando os filhos a serem melhores e em nenhum momento pensa que teve algum grau de responsabilidade nos suicídios dos filhos ou em seus problemas com drogas. Não é à toa que o mais saudável é justamente Kevin, o filho que se casa cedo e logo sai de casa tendo na esposa, Pam (Lily James), um suporte emocional que não encontrava.

Não deixa de ser curioso, porém, que apesar de mostrar toda a natureza nociva do tratamento que Fritz dava aos filhos que o filme ainda queira homenagear os Von Erich por suas proezas no ringue. Claro, não é fácil realizar as manobras que eles faziam, ainda mais dotá-las de um senso de espetáculo, mas a trama pede que nos empolguemos com esses momentos de luta e é muito difícil sentir essa empolgação quando sabemos tudo de horrível que ocorria nos bastidores. É ainda mais estranho que o filme encerre com a morte do último dos irmãos de Kevin e logo depois o filme corte para uma cartela de texto que celebra a contribuição da família Von Erich para a luta livre, sendo que tudo que vimos nos relata que o legado deles é morte e tragédia.

O encantamento que o filme tem pelo universo das lutas faz o texto passar batido em como ideais mais conservadores de masculinidade estão imbricados na conduta nociva dos lutadores e especificamente de Fritz. O modo como o patriarca se recusa a externar suas emoções e cobra que os filhos sempre sejam durões parece ter muita relação com os problemas emocionais dos Von Erich e o filme passa batido a essas questões de como uma masculinidade tóxica é também nociva aos próprios homens que vivem sob seus valores.

Assim, Garra de Ferro é competente ao mostrar a relação nociva dos irmãos Von Erich com o patriarca da família, mas o modo como o filme transita incerto entre crítica e homenagem tira a contundência da análise que sua trama faz dessas relações problemáticas.

 

Nota: 6/10


Trailer


Nenhum comentário: