segunda-feira, 26 de junho de 2023

Crítica – 65: Ameaça Pré-Histórica

 

Análise Crítica – 65: Ameaça Pré-Histórica

Review - 65: Ameaça Pré-Histórica
Às vezes de onde a gente menos espera aí é que não vem nada mesmo. Não esperava muita coisa desse 65: Ameaça Pré-Histórica e estava pronto pra me deixar levar por qualquer coisa que viesse, mas o material é tão inane e desprovido de qualquer capacidade de mobilizar os sentimentos e sensações do espectador que é difícil sentir qualquer coisa por ele.

A trama se passa milhões de anos no passado quando uma civilização humanoide extremamente avançada já desenvolveu a capacidade de viajar pela galáxia. Mills (Adam Driver) é um piloto que aceita uma longa missão de dois anos para sustentar a família, ainda que se sinta culpado em deixar a esposa e a filha por tanto tempo. Durante a viagem a nave de Mills é atingida por um meteoro e cai em um planeta desconhecido. Além dele a única sobrevivente é a menina Koa (Ariana Greenblatt), uma das passageiras em crioestase na nave. Convenientemente Koa tem a mesma idade que a filha de Mills, então obviamente ele irá se apegar à garota como uma forma de redenção por ter deixado à família.

Toda a questão dos personagens serem alienígenas não faz a menor diferença para história, sendo estranho que as cartelas de texto do início do filme façam questão de mencionar que ele caiu na Terra 65 milhões de anos atrás quando a Terra ou nosso calendário de anos são coisas que em tese esse personagem não tem qualquer razão de conhecer. A impressão é que a trama foi pensada para ser com humanos do futuro acidentalmente viajando ao passado (por um buraco negro ou coisa parecida) e no meio da produção decidiram mudar o conceito, mas esqueceram de ajustar o texto. Os personagens são, inclusive, tão indistintos de seres humanos que o fato deles serem alienígenas em nosso planeta não muda nada se os personagens fossem humanos com alta tecnologia.

Além do ponto de partida desnecessariamente confuso, há o problema de apesar de ser um thriller de sobrevivência há pouca urgência ou senso de perigo. Mills tem um ferimento abdominal no início e o esconde de Koa. Imaginamos que isso será mencionado mais adiante, no entanto não há qualquer repercussão. Em outro momento o piloto machuca o ombro, mas rapidamente o coloca no lugar. Mais adiante Mills vê Koa espumando pela boca e encontra um estranho parasita em sua língua e rapidamente destrói a criatura, com o evento não tendo qualquer repercussão adiante e sendo facilmente resolvido.

Como qualquer problema ou obstáculo é rapidamente superado, não temos a sensação de que estes personagens estão realmente em perigo. A informação de que o meteoro que atingiu a nave de Mills está vindo para o planeta (é o meteoro que supostamente extinguiu os dinossauros) chega perto do final como se os roteiristas finalmente tivessem se dado conta de que não havia nada até então para estabelecer qualquer senso de consequência e urgência para os personagens precisarem sair do planeta, sendo muito pouco e muito tarde.

Driver e Greenblatt se esforçam para dar alguma credibilidade e emoção ao relacionamento entre Mills e Koa, o problema é que tudo é construído em cima de clichês e frases de efeito prontas que nada soa natural. Como já não há muita sensação de perigo ou consequência, nem conseguimos estabelecer qualquer conexão com a dupla principal, o que resta ao espectador é sentir tédio com uma produção tão jogada de qualquer jeito que é extinta da memória assim que os créditos começam a subir.

 

Nota: 3/10


Trailer

Nenhum comentário: