quarta-feira, 1 de março de 2023

Crítica – The Legend of Vox Machina: 2ª Temporada

 

Análise Crítica – The Legend of Vox Machina: 2ª Temporada

Review – The Legend of Vox Machina: 2ª Temporada
A primeira temporada de The Legend of Vox Machina foi uma grata surpresa ao trazer uma história de fantasia medieval que conseguia traduzir a energia caótica e senso de humor de uma campanha de RPG de mesa com os amigos. A segunda temporada mantem o humor e nos faz conhecer mais sobre os heróis.

A trama segue onde o ano anterior parou, com dragões subitamente invadindo a capital. Autodenominados como o Clonclave Cromático, os dragões são liderados por Thordak, um poderoso dragão vermelho. Para ter uma chance contra os poderosos dragões o Vox Machina parte em uma jornada em busca dos Vestígios, itens de grande poder que seriam capazes de virar a batalha em favor deles.

Assim como a primeira temporada, a série tem uma trama de fantasia bem simples, mas se eleva pelo senso de humor e carisma de seus personagens. Se o ano de estreia parecia ser construído em aventuras que testavam a capacidade de improviso dos personagens e o senso de caos que normalmente acompanha sessões de RPG de mesa, essa parece ter uma trama mais estruturada em nos fazer entender quem são esses guerreiros.

Ao longo do segundo ano, aprendemos mais sobre as origens dos irmãos Vax e Vex, do laço inquebrável que eles construíram por conta de traumas de infância, o modo como a família de Pike mudou o destino do bárbaro Grog ou a relação de Keyleth com seu povo. Até mesmo o devasso e irresponsável Scanlan tem seu próprio arco dramático conforme ele é confrontado com as consequências de sua irresponsabilidade. Claro, todo esse desenvolvimento de personagem não abre mão do senso de humor excêntrico da série, explorando criativamente certas possibilidades que um cenário de fantasia proporciona, como a tática de Scanlan e Vex em atacar um dragão por dentro entrando pela...err...porta dos fundos.

Além disso a série continua entregando incríveis cenas de ação que exploram a brutalidade desse universo e as consequências sangrentas das habilidades poderosas de heróis e vilões. As batalhas elevam a escala de forças em relação ao primeiro ano e mostrando como os Vestígios realmente são dotados de um poder quase divino ao mesmo tempo em que estabelece os vilões como oponentes formidáveis para os quais os heróis mal conseguem acompanhar. Principalmente nos últimos episódios há uma tensão genuína conforme cresce o confronto entre o Vox Machina e um dos dragões do Conclave, dando a impressão de que tudo pode acontecer e qualquer um pode sucumbir.

Apesar de ainda se ater a tramas típicas de fantasia, a segunda temporada de The Legend of Vox Machina segue entregando uma ótima aventura que se eleva por conta da excentricidade de seus personagens e pelo desenvolvimento que dá a eles.

 

Nota: 8/10


Trailer


Nenhum comentário: