terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Drops – Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

 

Análise Crítica– Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

Review – Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Dirigido por Alejandro Iñarritu, Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades tem um tom relativamente autobiográfico ao acompanhar a história de um realizador mexicano, Silverio (Daniel Gimenez Cacho), que há anos vive nos Estados Unidos e volta ao México para receber um prêmio. Durante a viagem passa aa ponderar sobre sua vida, sua arte e relação com a indústria.

É um filme que se presta a um passeio onírico pela subjetividade de seu protagonista (e que emula a subjetividade de seu realizador), nos deixando imersos em seu fluxo de consciência e no sentimento dele em relação ao mundo que o cerca. É indubitavelmente ensimesmado, mas a condução de Iñarritu de fato nos faz sentir em muitos momentos como se estivéssemos presenciando um passeio por sonhos. Encontramos muitas imagens interessantes, como a cena em que Silverio encolhe ao tamanho de uma criança ao conversar com o pai ou o surreal segmento do protagonista discutindo com um oficial da imigração ao retornar aos EUA com a família.

O problema é que além desses momentos de subjetividade e surrealismo, o filme também se entrega a longas tiradas verborrágicas em que Silverio conversa com outros personagens discursando longamente sobre suas inquietações. Nesses discursos o texto mastiga de maneira muito explícita as ideias que o filme tenta transmitir sem a sutileza e o encantamento dos momentos de maior fabulação. A impressão é que Iñarritu poderia aparecer em cena e falar diretamente para o espectador que não faria diferença, quebrando a imersão que a obra tenta construir ao redor da subjetividade de seu personagem.

Esse expediente também soa incomodamente condescendente, como se o diretor achasse que seu filme é tão esperto que a inteligência do espectador seria incapaz de alcançar e então ele precisa discursar o tempo todo para que nós, pobres mortais, consigamos entender sua mensagem. É como se Iñarritu simultaneamente se considerasse extremamente inteligente e nós muitos burros numa empáfia que não apenas diminui a força das suas imagens mais criativas e torna sua narrativa desnecessariamente longa e redundante.

Havia potencial para um envolvente passeio através de subjetividade e memória em Bardo se o filme não sentisse a necessidade de discursar sobre suas próprias ideias de maneiras tão literais em muitos momentos.

 

Nota: 5/10


Trailer


Nenhum comentário: