sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Drops – Lanterna Verde: Cuidado Com Meu Poder

 

Análise Crítica – Lanterna Verde: Cuidado Com Meu Poder

Review – Lanterna Verde: Cuidado Com Meu Poder
Apesar de John Stewart ter sido o Lanterna Verde titular na série animada da Liga da Justiça, nos longas animados da DC era quase sempre Hal Jordan a ter protagonismo. Este Lanterna Verde: Cuidado Com Meu Poder é uma tentativa de voltar a focar em Stewart.

Na trama, Stewart é um ex-militar tentando reconstruir a vida e lidar com seus traumas de guerra quando testemunha uma nave caindo na Terra. No local da queda ele encontra um dos Guardiões de Oa, que em seu último suspiro dá a John um anel da Tropa dos Lanternas Verdes. Com o novo poder, John embarca em uma aventura espacial ao lado de membros da Liga da Justiça para descobrir o que aconteceu em Oa e acaba se envolvendo no meio da guerra entre thanagarianos e rannianos.

É uma pena que a narrativa torne Stewart praticamente um coadjuvante da própria história, focando mais no conflito intergaláctico e nas tensões entre a Mulher-Gavião e Adam Strange do que em Stewart e os modos como a nova vida como Lanterna Verde revivem seus traumas de guerra e o fazem se questionar o porquê de lutar. Toda a questão relativa ao estresse pós-traumático de John, um tema sério que afeta várias pessoas que vivenciaram guerras e outras situações extremas, acaba sendo tratado de forma muito simplória e superficial.

O debate moral em relação à decisão de John em não matar termina de maneira contraditória, já que apesar do protagonista se recusar a matar o vilão durante o combate final, o vilão é morto por outra pessoa de qualquer maneira. Ao ser confrontando com isso, John praticamente dá de ombros e admite que às vezes matar é necessário. São resoluções que tiram todo o impacto e complexidade moral das ações de John e que, no fim, não tem muito a dizer sobre essas questões. Falando no vilão, a revelação de quem estava por trás de tudo acaba carecendo de impacto porque o filme não dá muito espaço para aquele personagem, não conseguindo transmitir a dimensão e o peso da guinada que ele dá ou do genocídio que ele comete.

O filme ao menos entrega boas cenas de ação, que aproveitam os poderes e habilidades de cada personagem, explorando as consequências sangrentas do uso desses poderes em combate, não se furtando em mostrar sangue. Também acerta na construção da amizade entre John e o Arqueiro Verde, bem como na dinâmica com a Mulher-Gavião.

Lanterna Verde: Cuidado Com Meu Poder é prejudicado por transformar seu protagonista em um coadjuvante da história, explorando seus conflitos de maneira muito superficial.

 

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: