quarta-feira, 7 de julho de 2021

Drops – America: The Motion Picture

 

Análise Crítica – America: The Motion Picture

Review – America: The Motion Picture
Já imaginaram se a história da guerra de independência dos Estados Unidos fosse contada como um filme de ação explosivo ao estilo das produções dirigidas por Michael Bay ou da franquia Velozes e Furiosos? É exatamente isso que faz este America: The Motion Picture uma sátira histórica que lembra um pouco a série Drunk History.

A trama acompanha George Washington (voz de Channing Tatum) em sua cruzada para libertar os EUA da tirania do Rei Jaime (Simon Pegg) da Inglaterra. Ele é acompanhado por um Samuel Adams (Jason Mantzoukas) amante de cerveja e pela inventora Thomas Edison (Olivia Munn), além de outros companheiros ao longo da viagem.

O design da animação é bem criativo ao tentar mesclar elementos históricos da guerra revolucionária estadunidense com outros mais contemporâneos, como o fato de Washington portar motosserras ou que as corridas de cavalos aconteçam a noite com animais pintados de neon e mulheres de biquíni ao estilo dos rachas de Velozes e Furiosos. O traidor Benedict Arnold (Andy Samberg) usa uma roupa que é metade azul (cor dos revolucionários) e metade vermelha (cor dos britânicos) para representar a duplicidade de seu comportamento.

Ocasionalmente o texto assume ares de sátira política comentando que a independência do país foi algo feito para beneficiar homens brancos ricos enquanto todos os demais permaneceriam na mesma situação ou seriam ainda mais oprimidos, como os indígenas. Na maior parte do tempo, no entanto, o humor se limita a referências a cultura pop como Star Wars, Vingadores e outros, o que acaba cansando rápido, já que o filme não tem muito a dizer sobre isso, apenas aponta as referências e espera que isso seja o bastante para nos fazer rir.

America: The Motion Picture é o tipo do produto em que a ideia acaba sendo melhor que o resultado final. Poderia ser uma sátira ácida sobre a construção do país, mas termina como uma paródia superficial.

 

Nota: 4/10


Trailer

Nenhum comentário: