quarta-feira, 5 de maio de 2021

Crítica – Passageiro Acidental

 

Análise Crítica – Passageiro Acidental

Review – Passageiro Acidental
Viajar através do espaço sideral é sempre uma empreitada perigosa. É um ambiente que não sustenta vida humana, então toda a viagem e recursos necessários precisam ser planejados com antecedência e precisão já que dificilmente será possível obter novos recursos durante a viagem. Lidar com esses recursos limitados diante de imprevistos é o tema central deste Passageiro Acidental.

A trama acompanha uma missão de dois anos rumo a Marte em uma espaçonave com três tripulantes, a comandante Marina (Toni Colette), a médica Zoe (Anna Kendrick) e o cientista David (Daniel Dae Kim). Após um lançamento tranquilo, eles encontram problemas ao descobrirem Michael (Shamier Anderson) um técnico ferido e desacordado em um dos dutos da espaçonave. Agora eles precisam gerenciar recursos planejados para três pessoas e fazê-los render para quatro, mas o principal problema é o suprimento limitado de oxigênio.

A narrativa aos poucos vai nos apresentando à rotina dos personagens dentro da espaçonave, a relação amistosa entre eles e a natureza altamente restrita de todos os recursos que eles dispõem. O trio principal é competente em nos convencer de que esses astronautas passaram tanto tempo juntos se preparando para a missão que já desenvolveram uma certa proximidade um com o outro, inclusive desenvolvendo suas próprias piadas internas.

Imaginamos que a chegada de Michael a um ambiente tão controlado irá provocar tensões na equipe no modo como lidarão com a questão e aí começam os problemas do filme. Ainda que delineie bem o dilema ético de impor aos personagens a escolha de matar uma pessoa para salvar todas as demais, o drama e a tensão apresentadas pela narrativa nunca soam correspondentes ao extremo da situação em que esses personagens são colocados ou do que é exigido deles fazerem.

O texto mostra a discordância de Zoe em ceder à ideia de matar Michael enquanto que para David e Marina essa é uma escolha cada vez mais inevitável, no entanto, isso nunca estoura em um confronto direto entre esses personagens. Mesmo quando David age pelas contra a decisão das duas colegas de não revelar a Michael o que estava acontecendo e pede a Michael para se matar, a escolha do personagem em agir contra a decisão o grupo e pelas costas das outras duas nunca gera grandes repercussões. Percebemos a situação limite com a qual essas pessoas são confrontadas e obrigadas a tomar uma posição, entretanto, as rusgas entre esses indivíduos não parecem acompanhar a severidade da situação.

Ao invés disso, o clímax prefere focar em uma tentativa de extrair oxigênio de outra parte da nave e cujas dificuldades são convenientemente colocadas pelo roteiro ainda que não tenham sido construídas devidamente ao longo da narrativa. Assim, o que começa como um estudo de personagem sobre moralidade e situações de crise se reduz a uma sequência de ação que, embora bem conduzida, se afasta daquilo que o filme tinha de mais interessante, que era a dinâmica de seus personagens.

Embora proponha um conflito instigante ao apresentar um complicado dilema moral para seus personagens, Passageiro Acidental não consegue criar drama ou tensão compatíveis com a situação limite que apresenta.

 

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: