sexta-feira, 3 de abril de 2020

Drops – O Rei Leão (2019)


Análise Drops – O Rei Leão (2019)

Review Drops – O Rei Leão (2019)
Nossa seção de textos curtos falará brevemente hoje sobre a nova versão de O Rei Leão. De todos os remakes dessa onda recente da Disney, era o que menos despertou meu interesse. Se outros remakes tinham a justificativa de revisar certas ideias do original que não se sustentam tão bem hoje ou a da mudança de animação para live-action, O Rei Leão não possui nenhuma dessas justificativas. A narrativa se sustenta tranquilamente bem ainda hoje e o filme segue sendo uma animação, ainda que com um visual fotorrealista.

Esse realismo, aliás, é um dos problemas do filme. Preso a uma representação realista dos corpos dos animais, as expressões físicas dos personagens ficam extremamente limitadas e em muitos momentos soam deslocadas do trabalho de dublagem, já que a emoção das vozes não é percebida nos rostos e corpos deles. Isso fica ainda mais evidente nos números musicais, que perdem suas cores, sua energia e sua dimensão lúdica em prol de...bem, de nada, já que a estética ultrarrealista em nada agrega às canções e não compensa os elementos que são perdidos. O resultado mostra como o realismo é muitas vezes superestimado no audiovisual.

Claro, os animais digitais são extremamente convincentes e bem realizados, mas fica a impressão de que isso só foi feito para tentar dar algum diferencial em relação ao original e não algo pensado como uma nova abordagem estética que pudesse agregar força expressiva à história (que é praticamente a mesma). Os méritos que o filme tem são quase todos do original e ele nunca consegue justificar a própria existência além da necessidade da Disney em ganhar dinheiro.

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: