segunda-feira, 13 de abril de 2020

Crítica – Um Amor, Mil Casamentos




Análise Crítica – Um Amor, Mil Casamentos

Review – Um Amor, Mil CasamentosAo propor tentar entender os múltiplos desdobramentos possíveis de um mesmo evento, imaginei que este Um Amor, Mil Casamentos teria algo similar a filmes como Corra Lola, Corra (1998) ou De Caso Com o Caso (1998), que também mostram como um evento pode ter resultados muito diferentes se mudarmos um pequeno elemento neles. De certa forma, Um Amor, Mil Casamentos faz isso, mas aproveita tão pouco o potencial criativo de sua premissa que o uso dessas “realidades alternativas” soa despropositado.

Na trama, Jack (Sam Claflin) precisa lidar com vários problemas ao mesmo tempo durante o casamento da irmã, Hayley (Eleanor Tomlinson). Ele precisa ser manter longe da sua ex-namorada megera, Amanda (Freida Pinto), ao mesmo tempo em que precisa impedir que Marc (Jack Farthing), um ex-namorado de Hayley que entrou de penetra, estrague a festa. Durante o casamento Jack também vai buscar se reaproximar de Dina (Olivia Munn), uma amiga de Hayley por quem se apaixonou anos atrás, mas que por conta de várias circunstâncias nunca pode efetivamente se relacionar com ela.

Apesar do título prometer várias versões de como os eventos desse casamento poderiam se desdobrar, o filme não entrega isso. A primeira “versão” dos eventos toma quase 70% da minutagem e o resto é quase inteiramente dedicado à segunda versão dos eventos que a própria narração contida no filme afirma ser o “final bom”. As demais “múltiplas possibilidades” são mostradas em uma sequência de montagem que não deve durar nem cinco minutos.

Desta maneira, o texto nunca realmente aproveita as possibilidades criativas, cômicas ou narrativas da própria premissa e mal consegue cumprir a promessa de múltiplas variações do mesmo evento, falhando em fazer essas ideias soarem interessantes. A situação principal em si falha em convencer como um elemento das forças do destino sobre nossa vida, afinal, se alguém quer sentar mais próximo de outra pessoa porquê não pedir para mudar de lugar? Bastava dar uma desculpa qualquer, principalmente quando, no caso de Jack, se é o irmão da noiva e uma das pessoas organizando a festa.

Os personagens são uma coleção de clichês de comédias românticas, a ex megera, o ex stalker, o melhor amigo atrapalhado e por aí vai. A unidimensionalidade dos personagens é ressaltada pelo humor repetitivo que o filme constrói ao redor dele, com cada um repetindo as mesmas piadas ao longo de toda a duração. Chaz (Allan Mustafa), o namorado de Amanda, passa o filme inteiro fazendo as mesmas piadas de pênis e tentando comparar sua performance sexual a de Jack. São piadas que não são engraçadas ou criativas da primeira vez que ouvimos e a repetição não faz nenhum favor a elas. Sim, Claflin e Munn são atores carismáticos que tem uma química boa o suficiente juntos que nos faz torcer para o eventual enlace do casal, mas o texto não os dá muito com o que trabalhar além de algumas piadas rasteiras e situações óbvias.

A ideia de que há um “verdadeiro” ou “melhor” final como diz a narração, de certa forma vai contra a ideia de explorar múltiplas possibilidades de eventos. Filmes como os já citados Corra Lola, Corra ou De Caso com o Acaso nunca nos dizem de maneira tão explícita qual é o “final certo”, deixando a cargo do público qual “versão” eles preferem, o que é mais coerente com a ideia de múltiplas realidades paralelas.

Afinal, se há um “jeito certo” de contar a história, porque gastar quase cinquenta minutos do nosso tempo contando a “errada”? Se mais da metade da duração é gasta com um monte de evento que não importam talvez tivesse sido melhor reduzir a duração desses eventos. Se a trama trabalha com basicamente duas versões do mesmo evento, talvez tivesse sido melhor que a montagem alternasse entre essas diferentes versões ao invés de colocar uma depois da outra.

A própria ideia de que o desfecho que vemos ao final do filme ser o “final bom” também é relativamente questionável. Por mais que as coisas deem certo para Jack e Dina, que outros personagens também consigam o que querem, nem todos os resultados são exatamente positivos. Principalmente em relação a Hayley, cuja ideia de “final bom” reside em entrar em um casamento baseado em mentiras ao ocultar certas verdades de seu marido, ao invés de conversar com ele sobre suas próprias ações.

Um Amor, Mil Casamentos não consegue fazer jus a uma premissa que poderia até render algo interessante, preferindo recorrer a clichês e um humor repetitivo ao invés de explorar criativamente as possibilidades que propõe.

Nota: 3/10


Trailer

Nenhum comentário: