terça-feira, 7 de abril de 2020

Crítica – Coffee & Kareem


Análise Crítica – Coffee & Kareem


Review – Coffee & Kareem
Fui assistir a este Coffee & Kareem, produção original da Netflix, sem esperar muita coisa, já que parecia mais uma comédia de ação sobre uma dupla de personalidades opostas e, bem, é isso mesmo, embora consiga apresentar alguns momentos de diversão.

Na trama, o policial Coffee (Ed Helms) tenta se aproximar de Kareem (Terrence Little Gardenhigh), filho de sua nova namorada Vanessa (Taraji P. Henson). Kareem logicamente não gosta do novo padrasto, mas quando o garoto testemunha uma execução do tráfico, terá que recorrer a Coffee para sobreviver e proteger a mãe.

É a típica dupla de personalidades antagônicas, com Coffee sendo um policial manso que deixa qualquer um pisar nele e Kareem sendo um adolescente desbocado que não leva desaforo. Ao longo do filme eles aprenderão um com o outro e resolverão as diferenças entre eles. Tudo bem previsível, assim como a revelação de quem estava por trás de tudo também é muito previsível.


O filme, no entanto, consegue divertir pelo seu senso de humor absurdo e sem noção. O jovem Terrence Little Gardenhigh surpreende como o desbocado Kareem, que sempre tem um comentário ferino na ponta da língua. Além disso Taraji P. Henson rouba a cena como uma mãe durona, resultando em alguns dos momentos mais divertidos do filme quando Vanessa enfia a porrada em dois bandidos que tentam sequestrá-la. Já Betty Gilpin (a Debbie da série GLOW) devora o cenário como uma policial que parece estar sempre sob efeito de cocaína. Não consigo deixar de imaginar que um filme focado nas personagens das duas poderia render algo mais interessante do que o resultado deste aqui.

As cenas de ação também recorrem ao absurdo para fazer rir, como a aloprada perseguição de carros em uma rotatória ou todo o insano tiroteio final. O uso de uma representação mais explícita e exagerada da violência também tem o propósito de gerar risos. Como a cena em vemos um criminoso ser explodido em centenas de pedaços e sangue voar por todo lado depois de um arremesso acidental de uma granada.

Por outro lado, o humor do filme derrapa quando tenta transmitir alguma mensagem política. Ao tentar falar sobre racismo institucionalizado e brutalidade policial contra a população negra, o texto não só não tem muito sobre esses temas como em muitos momentos parece reforçar certos estereótipos. A impressão é que ao tentar fazer piada com isso, o filme zoa e ridiculariza quem passa por essas situações e não necessariamente quem as comete, o que vai na contramão das intenções aparentes do roteiro que era chamar atenção para o problema. Teria sido melhor se eles simplesmente focassem no humor besteirol, que funciona melhor.

Com uma trama clichê e algumas tentativas trôpegas de passar algum tipo de mensagem, Coffee & Kareem consegue produzir alguns risos quando se entrega ao nonsense, mas não é o bastante para fazer toda a experiência valer a pena.

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: