quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

5 Contra 1 – Jogos do Sonic


Piores jogos do Sonic


Aproveitando que Sonic: O Filme recentemente chegou aos cinemas, resolvi rememorar os jogos do ouriço azul fazendo um balando de seus melhores e piores momentos. Sonic apareceu pela primeira vez em 1991 e apesar de ter feito muito sucesso na época do Mega Drive, o personagem teve dificuldade de fazer a transição para os games tridimensionais e muitos de seus jogos nas últimas décadas deixaram bastante a desejar. Com isso em mente, vamos lembrar cinco bons jogos e um muito ruim estrelados pelo mascote da Sega.


5) – Sonic Adventure 2 (2001)

Sonic Adventure 2


Sonic Adventure, lançado para Dreamcast, foi o primeiro jogo tridimensional do Sonic. A expectativa era grande, mas o elenco cheio de personagens desinteressantes e uma série de missões tediosas, como todo o segmento de pesca envolvendo Big The Cat, afastavam o gameplay da velocidade pela qual o mascote era famoso. Sonic Adventure 2, trazia uma jogabilidade mais enxuta, com apenas três tipos diferentes de missões, e uma trama melhor, que permitia que jogássemos tanto com os heróis quanto com os vilões.


4) Sonic Generations (2011)

Sonic Generations


Depois de vários fracassos com os games tridimensionais do Sonic, a Sega decidiu retornar ao básico neste Sonic Generations. Com uma trama sobre viagem no tempo que misturava o Sonic da época do Mega Drive com o Sonic contemporâneo, a jogabilidade variava entre fases bidimensionais (mas com gráficos 3D) semelhantes aos antigos games e fases com movimentação tridimensional que conseguiam trazer a sensação de velocidade sem os problemas de outros games tridimensionais do ouriço


3) Sonic & Knuckles (1994)

Sonic & Knuckles


Um game que funcionava tanto como uma experiência autocontida quanto como uma espécie de “expansão” de Sonic 3. O cartucho do Mega Drive tinha uma abertura em cima que permitisse que outro cartucho fosse encaixado em cima de Sonic & Knuckles e se o jogador encaixasse Sonic 3, as fases de Sonic & Knuckles se passavam depois da campanha principal de Sonic 3, também sendo possível usar a capacidade de salvamento do terceiro game do ouriço. Encaixar Sonic 2 em Sonic & Knuckles permitia jogar toda a campanha de Sonic 2 com Knuckles. Além da interação com os jogos anteriores, ele também acertava nas batalhas desafiadoras contra chefes, que exigiam mais do apenas pular em cima dos inimigos.


2) Sonic Mania (2017)

Sonic Mania


O primeiro game do personagem em muito tempo a não ser produzido pelo Sonic Team, Sonic Mania foi feito por uma desenvolvedora criada por fãs. O jogo retorna o personagem ao visual da época do Mega Drive e com jogabilidade similar, misturando versões remixadas de fases antigas, que recebem novas mecânicas, com fases inteiramente novas. Trazendo de volta a jogabilidade precisa e veloz que tornou o Sonic famoso, é o melhor jogo do personagem nos últimos anos.


1) Sonic The Hedgehog 2 (1992)

Sonic The Hedgehog 2


Muitos dos elementos que se tornaram característicos do personagem foram criados e sedimentados aqui. As esmeraldas do caos passaram de seis para sete e coletar todas permita que o jogador se transformasse no invencível Super Sonic. Era possível jogar com duas pessoas graças à adição de Tails, o parceiro do veloz ouriço, além do jogo apresentar fases mais amplas, com maior variedade de design e desafios. Melhorando e aprofundando todos os aspectos do original, Sonic 2 é tudo que uma boa continuação deve ser.


-1) Sonic The Hedgehog (2006)

Sonic 2006


Nossa posição negativa fica com a infame tentativa de reboot lançada para PS3 e Xbox 360. Feito para ser um recomeço para o mascote e celebrar seus quinze anos de existência, a Sega estava tão determinada a não deixar o aniversário do personagem passar em branco que lançou o jogo mesmo ele estando praticamente inacabado. Com uma série de bugs que o tornam praticamente impossível de jogar, o produto ainda apresenta uma narrativa bizarra que culmina no Sonic beijando uma mulher humana na boca no desfecho da história. Uma imagem que não deixa de causar incômodo por ser basicamente zoofilia.

Nenhum comentário: