quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Crítica – Turma da Mônica: Laços


Análise Crítica – Turma da Mônica: Laços


Review – Turma da Mônica: Laços
Escrita por Lu e Victor Cafaggi, a graphic novel Turma da Mônica: Laços era uma afetuosa celebração do universo criado por Maurício de Souza e funcionava por aprofundar o que sabíamos sobre esses personagens sem esquecer a essência deles. Esta adaptação para os cinemas se manteve relativamente fiel ao material original, mas isso não significa que não tem sua parcela de problemas.

A trama começa quando Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desaparece e as crianças da Rua do Limoeiro se unem para ajudar Cebolinha a procurar Floquinho. Assim, Mônica (Giulia Benitte), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) partem em uma aventura por uma floresta próxima, mas acabam se perdendo, precisando também encontrar o rumo de casa.

A narrativa acerta não só na recriação com atores e cenários do universo concebido por Maurício de Souza e na graphic novel na qual o filme é mais diretamente inspirado como também no olhar mais simples e ingênuo sobre infância que essas histórias sempre tiveram. As crianças da narrativa brincam na rua sem precisar de muita coisa para se divertirem, muitas vezes usando a própria imaginação para conceber suas brincadeiras, sem depender diretamente de tecnologia ou brinquedos caros, valorizando o lúdico e a imaginação.

O elenco de crianças é ótimo em dar vida às personalidades singulares dos membros da turminha e a impressão que fica é que esses personagens saíram direto do papel para as telas. Os jovens atores também são eficientes em construir a química entre os quatro personagens e a impressão de que eles convivem e se conhecem há um bom tempo. O problema, no entanto, é que a trama é tão focada no Cebolinha que os demais personagens acabam tendo pouco tempo para serem desenvolvidos.

Sim, eu sei que a graphic novel também era mais centrada no Cebolinha, mas era uma história relativamente curta e eu imaginava que com um filme de quase cem minutos seria possível expandir um pouco trama, mas acaba não acontecendo. Cascão e Magali têm alguns obstáculos pontuais a superarem, só que nada disso chega a formar um arco narrativo para esses personagens.

Enquanto isso, a Mônica termina como uma coadjuvante da própria história a despeito do nome dela estar no título. A narrativa até brinca um pouco com isso, colocando o Cebolinha e a Mônica para discutirem se é “turma da Mônica” ou “turma do Cebolinha”, mas não muda o fato de que o Cebolinha é o único plenamente desenvolvido.

A trama usa o senso de superioridade do Cebolinha como um meio para unir os personagens, já que é só quando Cebolinha abandona seu ego e passa a ouvir os amigos que ele finalmente consegue ser bem sucedido. A ideia é boa, já que os “planos infalíveis” sempre davam errado justamente por ele se achar mais esperto do que realmente é e as histórias terminarem com ele apanhando para mostrar as consequências de seus esquemas falhos.

A questão é que esse aprendizado do personagem perde um pouco do impacto quando ele quebra a promessa que fez para Mônica e amarra as orelhas do coelho Sansão. Isso faz a relação dele com Mônica soar unilateral, já que a Mônica consegue deixar a rivalidade de lado e cooperar com Cebolinha ao vê-lo passando por dificuldades, inclusive defendendo o garoto dos meninos da outra rua, mas Cebolinha não parece ser capaz de fazer o mesmo por Mônica.

Além do quarteto principal, há de se destacar também a participação de Rodrigo Santoro como Louco. As histórias do Cebolinha com o Louco sempre foram as minhas preferidas nos quadrinhos e o momento em que os dois personagens dividem uma cena é um dos melhores do filme. Parte disso é a energia aloprada que Santoro consegue trazer ao personagem, parte é como o filme usa da montagem e movimentos de câmera abruptos para fazer o Louco aparecer e desaparecer de quadro, dando ao personagem a qualidade caótica e imprevisível que lhe é típica nos quadrinhos.

Apesar de alguns desequilíbrios no tratamento dos personagens, Turma da Mônica: Laços é uma reconstrução fiel e afetuosa do universo criado por Maurício de Souza.

Nota: 7/10


Trailer

Nenhum comentário: