segunda-feira, 3 de junho de 2019

Crítica – The Perfection


Análise Crítica – The Perfection


Review – The Perfection
A impressão de assistir este The Perfection é a de estar diante de uma mistura de Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014) com o terror corporal de David Cronenberg. Ele é mais centrado no gore em si mesmo do em que pensar nos abusos físicos e psicológicos que suas personagens sofreram para se tornarem boas musicistas, mas o resultado é um suspense razoável.

A trama acompanha Charlotte (Allison Williams), uma violoncelista que ficou anos afastada da profissão para cuidar da mãe doente. Depois da morte da mãe, ela retorna ao prestigioso conservatório no qual estudou, mas descobre que seu antigo professor já a substituiu por uma nova pupila, Lizzie (Logan Browning). Charlotte e Lizzie, no entanto, acabam se aproximando e começam a viver um romance. Durante uma turnê à China, as duas viajam para o interior do país, mas Lizzie começa a se sentir mal e a exibir sintomas estranhos.

A partir daí o filme entra completamente no domínio do horror corporal, com insetos saindo do corpo de Lizzie e mutilações bastante gráficas sendo exibidas ao público para chocar e impactar. As reviravoltas, que constantemente voltam no tempo para nos mostrar que algo anteriormente visto não era bem o que pensávamos também tentam servir a este propósito, mas como esse é um expediente que se repete algumas vezes ao longo do filme, ele acaba se tornando previsível e é fácil antever o revés final envolvendo Charlotte, Lizzie e o professor do conservatório no qual ambas estudaram, Anton (Steven Weber).

A trama tenta discutir o estresse e a pressão experimentada por músicos que treinam para tocar em alto nível ou como esse meio os descarta quando não conseguem corresponder essas expectativas altas, mas, diferente de Whiplash, que fez disso um tema central, aqui tudo isso apenas serve de pano de fundo para o suspense. O mesmo acontece com as menções a abuso sexual e a estrutura machista da sociedade, nada disso é verdadeiramente explorado ou analisado, servindo como desculpa para criar cenas de tensão e catalisador de uma trama de vingança. Assim, fica a incômoda sensação de que o filme toca nesses temas sérios de violência sexual apenas para fins de entretenimento, sem ter nada a dizer sobre eles.

Por outro lado, a trama é verdadeiramente eficiente em seu manejo do suspense, trabalhando situações de temor e tensão que nos envolvem mesmo quando suspeitamos que uma reviravolta virá. A violência impressiona pela sua crueza e cria algo similar a um horror corporal (body horror) digno de Cronenberg por suas imagens de mutilação ou de insetos e vermes saindo dos corpos das personagens.

Desta maneira, The Perfection é um suspense eficiente, recheado de tensão e reviravoltas, ainda que superficial nas ideias que se propõe a tratar.


Nota: 6/10

Trailer

Nenhum comentário: