terça-feira, 28 de agosto de 2018

Crítica - Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Análise Crítica - Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas


Review - Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas
Normalmente quando uma série animada ganha um filme, aproveita-se para tentar criar situações ou narrativas que aproveitem o orçamento maior para o cinema. Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas apresenta o mesmo senso de humor da série, capaz de agradar crianças e adultos, mas não consegue afastar o sentimento de que se trata de um episódio estendido que poderia tranquilamente ser exibido como telefilme ou como um arco de final de temporada de três episódios que foi levado aos cinemas só para ganhar mais dinheiro.

Talvez essa aparente falta de ambição em termos visuais seja fruto do próprio traço simples da animação que não dá muito espaço para algo mais elaborado sem mexer na essência e identidade do produto. No entanto, a mensagem pós-créditos avisando que as aventuras dos Titãs continuarão no Cartoon Network faz tudo soar incomodamente como uma mera estratégia de cross-promotion.

A trama segue as tentativas dos Jovens Titãs, formado pelos heróis Robin, Ciborgue, Estelar, Ravena e Mutano, para serem levados à sério pela Liga da Justiça e outros super-heróis. Para Robin, a melhor maneira de ser levado à sério é estrelar seu próprio filme, mas ele não consegue convencer a diretora Jade Wilson a lhe dar seu próprio longa metragem. A oportunidade surge quando o mercenário Slade rouba um valioso cristal e, ao enfrentá-lo, os Titãs finalmente adquirem um inimigo digno de filme.


O longa tem o mesmo senso de humor debochado da série, brincando não apenas com os heróis do universo DC, mas também com a própria saturação dos filmes de super-heróis. O filme zoa com esperteza toda a onda constante de filmes do gênero e sua necessidade de se levar à sério demais (como os filmes da DC) ou de criar complexos universos compartilhados com cada personagem tendo um filme só seu (como a Marvel) e em ambos os lados deixando de lado a diversão.

Aqui, por outro lado, o foco é mesmo na diversão, se importando pouco com a trama (o que não é um problema) e abraçando o senso de humor anárquico e por vezes pueril dos seus protagonista. O timing cômico faz funcionar até mesmo gags que no papel pareceriam rasteiras demais como o uso de uma privada cenográfica ou o ar escapando de um vilão feito de balões. Encadeando piadas mais físicas com momentos referenciais e outros de puro absurdo, como os Titãs cantando ao lado de um golfinho espacial enquanto surfam em um arco-íris, o ritmo se mantem acelerado e variado o suficiente para nunca ficar enfadonho.

As piadas são capazes de agradar tanto crianças como adultos, com algumas referências mais direcionadas a um público mais velho, como quando alguém menciona algo saído de Superman: O Filme (1978). Assim, mesmo sem conseguir justificar passagem da telinha para a telona, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas conquista pelo seu senso de humor aloprado capaz de conquistar diferentes públicos.


Nota: 7/10

Trailer


Nenhum comentário: