sexta-feira, 8 de junho de 2018

Crítica – No Olho do Furacão


Análise Crítica – No Olho do Furacão


Review – No Olho do Furacão
Meu primeiro pensamento ao entrar para assistir No Olho do Furacão foi: “eu não já vi esse filme antes”? Na verdade eu tinha confundido com No Olho do Tornado (2014), que não tem nenhuma relação com este No Olho do Furacão além do fato de ambos serem filmes muito ruins sobre ciclones.

A trama é centrada no meteorologista Will (Toby Kebbell), que está em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos para investigar a formação de uma possível supertempestade na região. A cidade, que abriga uma instalação do governo federal de descarte de cédulas de dinheiro velhas, é evacuada por precaução, mas bandidos tomam o controle do prédio do governo para roubar os milhões armazenados ali, usando o furacão como cobertura. Sim, os vilões conceberam um plano que só poderia ser executado na ocorrência de um furacão forte o bastante para motivar uma evacuação da cidade, o que é estranhamente específico e imprevisível. O que eles fariam se um evento climático dessa magnitude não acontecesse? Iam esperar até morrer de velhice? De todo modo, a agente federal Casey (Maggie Grace) é a única a não ser capturada pelos bandidos e com a ajuda de Will tentará deter o audacioso (ou estúpido) roubo.

Will se tornou estudioso de furacões ao ver o pai ser morto por um. Sim, é o mesmo passado e motivação da protagonista de Twister, copiado na cara dura. Casey é uma agente em busca de redenção por um erro do passado e Breeze (Ryan Kwanten), é um ex-militar alcoólatra cujo auge da vida no ensino médio. Só ficou faltando um policial a uma semana de se aposentar para o filme completar o bingo dos maiores clichês heróis de ação hollywoodianos.

Não só os personagens nunca vão além desses moldes derivativos e sem imaginação, como também são prejudicados por diálogos atrozes. É difícil crer que Will é um cientista inteligente quando boa parte de suas falas soa completamente estúpida. Em uma cena, por exemplo, Casey está trocando tiros com os vilões e quando avisa para Will que sua munição está acabando ouve dele a pergunta “como isso aconteceu?”. Imagino que um dos quatro roteiristas (nunca um bom sinal) pensou na fala como uma piada engraçadinha, mas é tão sem sentido e imbecil que produz aborrecimento ao invés de riso. Para piorar o britânico Toby Kebbell e o australiano Ryan Kwanten apresentam um sotaque exagerado que transforma seus personagens caricaturas risíveis.

As cenas de ação e destruição tendem a ser uma bagunça incoerente graças à câmera cambaleante, que sacode a todo momento, e uma montagem com cortes incessantes que parece pensada para provocar epilepsia no espectador. Alguém poderia argumentar que essas escolhas visariam reproduzir a desorientação da tempestade, mas esses modos de filmar e cortar estão presentes até mesmo quando os personagens estão em ambientes internos ou fora da tormenta, revelando que se trata apenas de uma abordagem displicente e equivocada ao invés de uma escolha estética com um propósito específico.

A ação ainda é prejudicada pela computação gráfica tosca que sempre deixa claro que estamos vendo um grupo de atores diante de um fundo verde vazio, minando assim qualquer impressão de perigo. O filme ainda tenta algumas invencionices visuais na concepção dos tornados que simplesmente não funcionam, principalmente a ideia de colocar desenhos de caveiras nos ciclones para denotar o medo que Will tem deles. Eu literalmente ri alto a primeira vez que vi isso. Um tornado enorme que destrói tudo ao seu redor já é assustador por si só, não necessitando qualquer tipo de “auxílio visual” para que o público seja capaz de temê-los.

Algumas cenas de destruição também forçam demais a boa vontade do público com as liberdades criativas tomadas pelo roteiro. O melhor exemplo é o desfecho da perseguição final na qual o caminhão dos heróis está lado a lado com o dos vilões enquanto o furacão está bem atrás deles, mas só o dos vilões é sugado pelos ventos. Sim, o caminhão dos vilões estava com o motor danificado, mas os dois caminhões estavam à mesma distância do furacão, então não havia motivo para que os dois não fossem sugados. A menos, claro, que furacões sejam entidades conscientes e possuam algum tipo de preferência moral. Tudo isso é conduzido com grande seriedade pelo diretor Rob Cohen, que parece não entender a natureza exagerada e absurda do seu material. Fosse ele consciente da natureza idiótica do texto, talvez o resultado pudesse ser minimamente divertido.

Com personagens desinteressantes, diálogos sofríveis, atuações equivocadas e efeitos especiais toscos, No Olho do Furacão é daqueles filmes que é tão ruim, mas tão ruim, que acaba descambando para o ridículo.


Nota: 2/10


Trailer

Nenhum comentário: