segunda-feira, 31 de outubro de 2016

5 Contra 1: Filmes Recentes de Terror



Aproveitando a data do Dia das Bruxas (ou Halloween), resolvemos listar alguns bons filmes de terror lançados nos últimos dois anos e também lembrar de um que não funcionou muito bem. Confiram nossa lista e nos digam quais os piores e melhores filmes de terror que vocês viram ultimamente.

5 Bons:



A premissa é batida, um grupo de jovens preso em uma casa com uma força irrefreável, mas o diretor Fede Alvarez (do remake de A Morte do Demônio) é mais que hábil em criar situações cheias de tensão e promover algumas reviravoltas que vão tornando a narrativa ainda mais perturbadora.

Trailer:







O filme austríaco vai aos poucos construindo a sensação de que há algo muito errado na dinâmica entre os gêmeos e uma mãe recém operada com o rosto coberto de bandagens. Há um constante incômodo pelo fato de não sabermos exatamente o que está motivando aqueles personagens e quando medidas extremas são tomadas, elas guiam a trama para um caminho sádico e cheio de imagens grotescas.

Trailer:






Raro caso de uma continuação de filme de terror é quase tão boa quanto o original. O filme se beneficia de não reciclar as mesmas ameaças do anterior (ainda que a situação seja praticamente a mesma), assim consegue trabalhar um clima constante de tensão e temor já que não sabemos ao certo o que é a entidade que assombra a família e o que ela quer. Sem mencionar que o demônio Valak é o tipo de coisa que serve de matéria prima para pesadelos.

Trailer:





Levando ao extremo o clichê dos filmes de terror de que "quem faz sexo morre" o diretor David Robert Mitchell tece uma trama na qual uma criatura misteriosa persegue e mata aqueles "marcados por ela". A única maneira de sobreviver é passar a marca para outros através do sexo e apenas nos "infectados" podem ver a criatura, cuja natureza nunca é verdadeiramente explicada. A câmera de Mitchell passeia pelos cenários como que reproduzindo o olhar dos personagens ou mesmo do público sempre à procura de onde a criatura pode surgir, já que ela constantemente assume novas formas.

Trailer:






Um conto macabro sobre uma época tomada pelo fervor religioso na qual o diabo parecia estar sempre presente. No século XVII, ainda no "início" da colonização dos Estados Unidos uma família de puritanos é expulsa de sua vila e passa a viver isolada na floresta. Uma série de infortúnios de abate sobre eles e temos a impressão de que há uma força macabra por trás de tudo, mas conforme o pai e a mãe vão se afundando ainda mais no seu radicalismo religioso, pensamos que também há algo de mundano ameaçando a família. Além da excelente recriação de época que nos deixa imersos no desolador modo de vida daqueles personagens, a revelação final quando ouvimos uma voz falando com a protagonista Thomasin é de gelar a espinha.

Trailer:




1 Ruim:


-1) A Possessão do Mal


Nossa posição negativa é uma síntese de tudo que há de errado no formato do terror "found footage". Personagens desinteressantes que agem de maneira completamente sem sentido, nenhum investimento em criação de universo ou atmosfera e o que sobra é uma série de sustos súbitos gratuitos. A maioria deles pode ser antevista com muita antecedência, praticamente eliminando seus efeitos quando eles acontecem e costumam a se resumir em imagens distorcidas e barulhos aleatórios. Isso sem mencionar que em muitos momentos sequer há razão para que os personagens estejam filmando o que acontece, principalmente quando o protagonista é possuído (qual o interesse do demônio em se filmar? Ele curte selfies?). 

Trailer:

Nenhum comentário: