terça-feira, 27 de maio de 2014

Crítica - Mulheres ao Ataque

Análise Crítica - Mulheres ao Ataque
Com um trailer que praticamente entregava todo o desenrolar do filme e provavelmente as melhores piadas, este Mulheres ao Ataque não indicava ser grande coisa além de uma comédia requentada sobre a interminável “guerra dos sexos”. Lamentavelmente, o filme é exatamente isso, uma reprodução pouco inspirada de filmes como O Clube das Desquitadas (1996) e As Bruxas de Eastwick (1987), sem nada que o diferencie de tantas outras comédias já feitas sobre o tema.

Na trama, Carly (Cameron Diaz) é uma implacável advogada que recentemente conheceu Mark (Nicolaj Coster-Waldau), que tem tudo para ser o homem de seus sonhos. Entretanto, Carly descobre que seu galã já é casado com a frágil Kate (Leslie Mann), que, sem amigos, acaba se apoiando na advogada para tentar descobrir o que fazer com sua vida após descobrir a traição do marido. As duas ainda descobrem uma terceira amante, a jovem Amber (Kate Upton), e finalmente decidem arrumar um jeito de se vingar de Mark por tê-las enganado.

Diaz e Mann até tem uma boa química juntas, com a rigidez de Carly contrastando com a verborragia e desequilíbrio de Kate, mas o filme se apoia tanto nisso que por vezes a histeria da dona de casa acaba soando como uma caricatura aborrecida. Kate Upton, entretanto, tem pouco a fazer com sua Amber, servindo apenas como um belo colírio e Nicolaj Coster-Waldau, por sua vez, esforça-se para fazer Mark soar como um canalha carismático, daqueles que dá prazer em odiar, embora também tenha pouco espaço.

O problema é que o filme demora em engrenar, a vingança só começa a ser arquitetada com quase uma hora de projeção e quando ela finalmente inicia, consiste basicamente em uma série de pegadinhas juvenis que parecem retiradas de alguma comédia adolescente dos anos 80 (sem mencionar que a maioria delas está no trailer), além de eventualmente descambarem um humor escatológico rasteiro e gratuito.  É apenas no terço final do filme que a vingança se torna algo substancial, quando as personagens decidem tomar o dinheiro que Mark roubou de sua empresa (e isso não é spoiler pessoal, está em todos os trailers), mas tudo é resolvido rapidamente, sem mencionar o modo como as coisas tornam-se forçadamente (e fora de tom com tudo que veio antes) sangrentas no fim do filme com Mark caindo sobre os vidros. Além disso, todo o desenrolar é bastante previsível, já na primeira cena entre Carly e o irmão de Kate, sabemos o que acontecerá entre eles e o mesmo acontece quando Amber e o pai de Carly se encontram pela primeira vez.

Assim sendo, Mulheres ao Ataque é uma comédia com poucos momentos realmente interessantes, que desperdiça um elenco razoável em piadas repetitivas e uma trama rasa.


Nota: 3/10

Nenhum comentário: