segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os Boêmios Analisam - Crepúsculo


Hoje, por insistência de amigos, acabei indo assistir a essa adaptação baseada no romance que se tornou o fenômeno do momento entre o público adolescente. Confesso que não fui com a cara desse filme nos trailers que vi, mas tinha a esperança de me surpreender com ele já que paguei meu rico e suado dinheirinho para vê-lo. Para meu azar, esse não foi o caso.

Não li o livro no qual o filme se baseia, mas se for como a fita que vi hoje deve ser uma das leituras mais tediosas da história da humanidade, já que nada acontece e só na meia hora final há algum conflito na narrativa e este parece ter sido jogado a esmo pelo roteirista apenas para criar alguma tensão.

Para aqueles que não sabem, Crepúsculo conta a história de Isabella Swan(Kristen Stewart), adolescente que se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos depois que a mãe resolve acompanhar as viagens do marido jogador de baseball. Bella, como a personagem é apelidada, sente-se sozinha de início já que possui uma problemática relação com o pai, sendo que as razões desta não são elucidadas em nenhum momento do filme. "Ah, ela é adolescente e adolescente sempre tem problemas com os pais", deve ter sido isso que passou na mente do roteirista durante a criação do texto para o filme. E devido à solidão que sente em seu novo lar, Bella acaba se aproximando do estranho colega de escola Edward Cullen(Robert Pattison).

Primeiramente devo dizer que é de uma conveniência assustadora o fato de uma cidadezinha do interior americano que possui aproximadamente três mil habitantes ter um grupo de jovens tão diversifacados, já que Bella tem colegas asiáticos, negros, brancos e qualquer outro grupo étnico que os produtores puderam lembrar. Voltando à Edward, devo dizer que a atuação do britânico Robert Pattinson faria o elenco de Malhação merecer o Oscar, já que ele se limita a fazer uma cara de mau inexpressiva com os olhos semicerrados e dizer mecanicamente que Bella deve se afastar dele. O curioso é que mesmo quando Bella de fato se afasta, ele volta a procurá-la somente para dizer que ela deve realmente se manter afastada, sendo que ele próprio não se afasta dela. Coerente o rapaz, não acham?

A Kristen Stewart, por outro lado, até que tenta tornar sua Bella uma personagem interessante, mas a todo momento é sabotada pelo péssimo roteiro que a coloca para protagonizar cenas toscamente expositivas como a que ela enumera em voz alta as caracteristicas "vampirescas" de Edward antes de deduzir sua verdadeira natureza, além de uma tentativa forçada de criar conflito quando ela "magoa o pai para salvá-lo"(sim, a infeliz que escreveu esse filme deve ter visto Moulin Rouge)sendo que ela não precisava relmente fazê-lo.

Aliás, a aparência vampírica do personagem é mostrada pelo filme de uma maneira patética. Tendo a pele semelhante a diamante, Edward brilha sob o sol como se simplesmente tivessem jogado purpurina no pobre coitado e essa é a explicação para que os vampiros não se exponham ao sol. As habilidades sobre-humanas dos vampiros também são mostradas através de efeitos paupérrimos que parecem ter sido emprestados da novela Os Mutantes, em especial uma cena vergonhosa de "baseball vampírico".

Somente em seus vinte minutos finais é que um antagonista aparece na história e, assim como qualquer outra tentativa de conflito criada pela roteirista Melissa Rosenberg(ou pela autora do livro, sei lá), é ineficiente. O vampiro James não possui nenhum carisma, nenhuma motivação real(em algum momento um personagem diz que é pelo "prazer da caça", o que não faz sentido nenhum já que Bella não difere de qualquer outra humana) e o confronto entre ele e Edward tem os mesmos efeitos pobres e preguiços já mostrados anteriormente.

Crepúsculo é um filme mal escrito, mal dirigido, mal interpretado e com péssimos efeitos. Salvam-se apenas alguns diálogos e o fato de, em alguns momentos, quebrar alguns estereótipos de personagens vampiros.

Nota 1,5

Nenhum comentário: