quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Os Boêmios Analisam - Star Wars The Force Unleashed


Sim, pela primeira vez teremos um game sendo analisado aqui, caros boêmios, e o felizardo que terá a duvidosa honra de entrar para os anais da história como o primeiro a ser analisado aqui é o novo game da franquia intergaláctica, Star Wars The Force Unleashed, mais especificamente a versão para PS2 já que eu não sou rico pra ter um console da nova geração.

Para os que não sabem, o game se passa entre os episódios III e IV da saga, tendo protagonista o aprendiz secreto de Darth Vader que é chamado apenas de Starkiller. O jogo traz um roteiro muito bem construído, começando com Vader assassinando um Jedi no planeta Kashyyyk(terra natal da raça de Chewbacca, os wookies) e levando o filho dele para se tornar aprendiz. A trama é cheia de traições e reviravoltas, mas estas nunca parecem ser forçadas ou sem justificativas e apesar da narrativa privilegiar a ação os personagens pricipais são muito bem trabalhados(dentro do que é possível num jogo de videogame).

A jogabilidade se concentra no uso da habilidade da Força para derrotar seus inimigos e manipular o ambiente ao seu redor e assim como Transformers e Hulk Ultimate Destruction, quase todo o cenário pode ser destruído. As engines criadas para jogo que prometiam uma física ultra-realista não chegam a ser perfeitas(as árvores quebrando parecem um monte de palitos de fósforo amontoados), mas contribuem para enriquecer a experiência de jogo, vemos vidros quebrando, paredes afundando, pessoas e objetos sendo arremessados para longe, sendo bastante divertido ver toda a destruição causada pelos poderes do personagem.

Starkiller possui uma grande gama de habilidades e combos que podem ser evoluídos com o uso de pontos ganhos ao derrotar inimigos. Além da customização de habilidades pode-se também encontrar cristais ao longo do jogo, que dão a possibilidade de mudar a cor do seu sabre de luz, e novas roupas para seu personagem. No jogo também está presente o sistema de "comandos de contexto" semelhante a God of War, onde, para realizar uma determinada ação é preciso apertar os botões que aparecem na tela e quando bem executados mostram uma sequência de golpes que causa grande dano ao inimigo.

Se a jogabilidade é bem trabalhada, o mesmo não pode ser dito dos gráficos. O game foi feito para as plataformas da nova geração e provavelmente só ganhou uma versão para PS2 devido à grande fatia de mercado que este "ultrapassado" console ainda ocupa. Fica a desagradável sensação de que os desenvolvedores do jogo simplesmente pegaram a versão para a nova geração e reduziram a qualidade para que coubesse no videogame. Vemos muitas vezes aquelas bordas serrilhadas que remetem à época do PS1 e do Nintendo 64, além de paupérrimos efeitos de luz, sombra e névoa. A parte sonora, por outro lado, é muito boa contando inclusive com a voz original do Darth Vader no cinema(o ator James Earl Jones) dublando o icônico lorde Sith e é claro, muitas faixas da trilha sonora original composta por John Williams.

Force Unleashed é um game divertido, envolvente e que oferece uma ótima experiência de jogo, que peca apenas por ser um pouco curto. Isso, entretanto, não chega a ser um problema já que existe mais de um final. Então se o jogador quiser saber o que acontece com Starkiller se ele decibir mudar para o lado da luz ou continuar no lado negro, terá de jogar mais uma vez. E acreditem, isso não é nenhum estorvo.

Nota 8

Nenhum comentário: