quarta-feira, 8 de julho de 2009

Os Boêmios Analisam - Ghostbusters The Videogame


Contrariando a idéia de que games baseados em filmes são uma porcaria, este Ghostbusters é uma divertidissíma exceção à regra. Logicamente ajuda o fato do jogo não ser baseado num filme que ainda será lançado, o que normalmente significa cronogramas apertados e muita coisa feita nas coxas e um resultado porco. Ghostbusters não teve esse problema, na verdade, atrasou bsatante desde o seu anúncio. Mas, sem mais delongas, vamos à análise do jogo em si.

Primeiramente devo dizer que foi mais do que acertada a escolha da versão para Wii exibir um visual mais cartunesco, uma vez que o console da Nintendo não tem o poder do PS3 e do Xbox360, tentar reproduzir o visual realista dessas versões resultaria em algo bastante mal feito, como vemos em games como Wolverine(onde o personagem nem de longe lembra o Hugh Jackman).

A história se passa anos depois do segundo filme, mas isso não significa que velhos conhecidos dos fãs como o fantasma Geléia ou o Homem de Marshmellow não estarão presentes, todos estão lá para o seu prazer nostálgico. Até o quadro de Vigo, vilão do segundo filme pode ser visto no QG dos Caça-Fantasmas.

A parte sonora vem melhorar ainda mais o clima da aventura, uma vez que conta com o elenco original dos filmes, assim vemos(ou melhor, ouvimos) a voz de Harold Ramis e as explicações prolixas de Egon, Dan Aykroyd e o otimismo de Ray, Ernie Hudson e o fleuma de Winston e, é claro, Bill Murray e a afiada ironia de Peter.

Logicamente, nada disso adiantaria se a jogabilidade não fosse boa, entretanto, esse não é o caso. Capturar fantasmas é uma tarefa bastante intuitiva, primeiramente atirando nele para cansá-lo, apontando o wiimote para a tela e depois realizar os comandos mostrados para deixá-lo tonto e então arremessar a armadilha com o nunchuk. Existem outros detalhes, mas não quero estragar a surpresa de ninguém. Tudo que precisam saber é que a jogabilidade é bastante fluida e funcional.

Depois de destruir tudo com sua mochila de prótons, ainda é possível revisitar fases já terminadas para coletar cards espalhados pelo game e escanear todas as criaturas com o medidor ectoplásmico, algo que dá um pouco mais de sobrevida ao game, visto que ele é um pouco curto e é necessário coletar todos esses itens para terminar o game com 100% e destravar alguns segredos.

Divertido e bem-humorado, Ghostbusters The Videogame é um título imperdível para o Wii. É o tipo do game que nos faz falta depois de terminarmos.

Nota: 9

Nenhum comentário: