quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Crítica - Os Pinguins de Madagascar


Os pinguins eram possivelmente os personagens mais legais do primeiro Madagascar (2005) e suas continuações, então era questão de tempo até que ganhassem seu próprio longa-metragem. O problema em transformar coadjuvantes em protagonistas é que muitas vezes não há uma história que valha a pena ser contada somente com esses personagens. Embora sofra desse mal, no entanto, o filme ainda consegue divertir pelo carisma dos personagens.

Na trama, o quarteto de pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta caem na mira do maligno polvo Dave, que quer se vingar do grupo (e de todos os pinguins) por terem feito as pessoas do zoológico se esquecerem dele. Para deter o vilão terão a ajuda da Vento Norte, a agência secreta dos animais que é liderada pelo cão Secreto.

A trama é bobinha, bastante simples e também previsível, é possível prever cada movimento e reviravolta da história a quilômetros de distância, bem como as batidas lições de moral sobre como cada um tem seu valor e a importância de saber lidar com diferenças.

O que funciona, claro, são os personagens, que continuam sendo tão carismáticos quanto sempre foram e com um timing cômico bastante preciso que faz as piadas funcionarem e nesse sentido há algo para todas as idades aqui, já que algumas referências serão entendidas pelos adultos, mas não pelos pequenos. Além disso, o filme acerta também nas cenas de ação, bastante movimentadas e criativas, há sempre algo insólito acontecendo.

Por outro lado, os coadjuvantes do Vento Norte pouco acrescentam e são completamente superficiais, apesar de seu visual carismático lhes falta personalidade para que realmente nos importemos com eles. O mesmo pode ser dito do vilão, cuja figura parece mais cômica do que ameaçadora. Sei que é um filme para crianças e que as coisas não podem ficar sombrias demais, mas ele nunca parece realmente uma ameaça aos personagens e nunca sentimos que eles estão verdadeiramente em perigo, diferente do que ocorre, por exemplo no recente Operação Big Hero.

Apesar de superficial, Os Pinguins de Madagascar consegue funcionar como uma diversão descartável e despretensiosa, oferecendo uma aventura movimentada e bem humorada.


Nota: 6/10

Nenhum comentário: