segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os Boêmios Analisam - Super Paper Mario


Esse game já tem um tempinho de lançado, mas só agora o adquiri, então resolvi falar um pouco a seu respeito(sim, estou de férias e portanto tenho tempo livre para tal).

Assim como os games anteriores da série Paper Mario, este mistura elementos de games de plataforma com RPG, sendo que aqui temos muito mais elementos de plataforma. Sim, Mario continua adquirindo experiência e subindo de level, aumentando seu HP e seu poder de ataque, e ganhando novas habilidades(através de criaturas chamadas pixls), mas a ação agora é em tempo real, lembrando muito mais os games de plataforma bi-laterais ou quase isso, já que a principal habilidade do encanador bigodudo, o flip, permite que ele mude a perspectiva do jogo de 2D para 3D.


A exploração das duas dimensões é vital para o avanço no game e apesar da câmera estática atrapalhar um pouco nas partes 3D, devo dizer que a equipe fez um excelente trabalho ao basicamente fazer duas vezes cada cenário do jogo. Além de Mario, o jogador também controla Peach, que pode planar e se proteger com seu guarda-sol, Bowser, que incendeia certos objetos com suas chamas, e Luigi, que tem os maiores pulos do game.

A história acompanha a busca pelos 8 Pure Hearts, objetos que servirão para destruir a Chaos Heart, artefato criado pelo maligno Count Bleck pelo casamento entre Bowser e Peach e que tem o poder de destruir todas as dimensões. Como acontece nos Paper Mario a narrativa é permeada por humor e paródias do mundo dos videogames(como o encontro com um camaleão nerd) e itens hilários como a Megastar, uma estrela de invencibilidade que transforma o personagem numa versão 8-bits gigantesca de si mesmo. O único porém é a parte sonora, o jogo não tem diálogos falados(cada personagem tem apenas algumas onomatopéias) e a trilha sonora é apenas correta.

Super Paper Mario é uma aventura com uma sensação bastante old-school que lembra muito do antigos adventures bidimensionais de NES, principalmente aqueles com múltiplos personagens no qual o jogador alternava entre eles para superar os obstáculos como Bucky O'Hare e Little Samson. Jogadores mais novos talvez não saquem todas as piadas e referências feitas aos games de antigamente, mas quem cresceu com Atari e NES certamente se divertirá ainda mais com a nostalgia oferecida por Super Paper Mario.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: