sábado, 19 de julho de 2008

Os Boêmios Analisam - Batman: O Cavaleiro das Trevas


Com um pouco de atraso eu posto aqui a resenha da nova incursão do Batman nos cinemas. Vi o filme ontem de noite e resolvi esperar um pouco pra escrever a análise do filme, caso contrário tudo que vocês leriam seriam umas dez linhas só com a palavra "foda" escrita e precedida de eventuais "muito". É isso mesmo, o filme é bom a esse a ponto. Saí do cinema e ainda fiquei pelo menos meia-hora completamente embasbacado, Christopher Nolan realmente elevou o filme além da classificação de "filme de quadrinhos" ou "filme de super-heróis", o nível agora é outro e todos os concorrentes vão ter que correr atrás.

Este Cavaleiro das Trevas está muito mais para um suspense policial onde o vilão e o protagonista usam fantasias estranhas. E que vilão! Heath Ledger justifica toda a rasgação de seda feita à sua performance independente de sua morte, seu Coringa tem tudo para entrar na galeria dos maiores vilões do cinema juntamente com figuras do naipe de Darth Vader e Hannibal Lecter. O Coringa é sádico, inconstante, dotado de um humor perverso e incrivelmente assustador. Sua primeira aparição para os principais mafiosos da cidade, onde ele faz uma mágica com um lápis, arrancou aplausos do cinema em que assisti.

Mas as atencões não são todas do Coringa, o roteiro escrito pelos irmãos Nolan dá espaço a todos os personagens aparecerem e desenvolverem suas próprias tramas. Temos o drama de James Gordon(Gary Oldman), por não saber em quem confiar, Lucius Fox(Morgan Freeman) e os desafios de gerir as empresas Wayne, a angústia de Alfred(Sir Michael Cane) ao guardar um segredo que pode destruir o moral de Bruce(Christian Bale), todas elas engrandecidas pelas geniais atuações de seus respectivos atores.

Os Nolan dão uma verdadeira aula de como desenvolver múltiplos personagens sem subestimar a inteligência do espectador ou apressar nada, destruindo de uma vez por todas a idéia de que muitos personagens podem estragar um filme(ouviu, Sam Raimi? Vê se aprende cabra!), e mesmo assim não perdem o foco central da trama que é a jornada de Batman para compreender seu verdadeiro propósito e aquilo que o diferencia dos outros heróis e a jornada de ascenção e queda do destemido promotor Harvey Dent(Aaron Eckhart).

Aaron Eckhart é outra grande adição ao elenco, ele emociona e assusta com seu trágico Harvey, um homem que é a maior esperança de Gotham City e é esmagado, física e mentalmente, pela força atroz que toma Gotham City e acaba se tornando o atormentado Duas-Caras.

As mais de duas horas e meia de projeção passam sem que se perceba e ainda deixam a vontade de querer ver novamente. Os trailers e clipes divulgados são apenas a ponta do iceberg e não carregam metade da tensão e das trevas que dominam toda a história, pontuada inclusive pela magnífica trilha sonora de Hans Zimmer e James Newton Howard que é quase um personagem a parte. Cavaleiro das Trevas é sem dúvida o melhor filme do ano até agora.

Nota 10

Um comentário:

lucas.vazporto disse...

Este filme é surpreendentemente sensacional. O modo como as ações e reações das personagens diante dos acontecimentos do filme sejam eles explicitados durante ou no final é exposto de forma estúpidamente coerente. Todas as personagens tratam acontecimentos passados e e possíveis acontecimentos futuros em um nível sociológico e psicológico profundo.

Arrebatador.